Entidade deve seguir ainda mais engajada em promover ações sinérgicas em 2023
No dia 15 de março, o Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (SindsegNNE) completa 67 anos de fundação. Instituído em forma associação civil, o SindsegNNE nasceu com o objetivo de coordenar, proteger e representar legalmente a categoria econômica de seguros privados e capitalização. Inicialmente, sua atuação era restrita apenas ao estado de Pernambuco, depois expandindo para toda a região Norte e Nordeste, com exceção dos estados da Bahia, Sergipe e Tocantins.
“O SindsegNNE vem, ao longo dos anos, prestando um importante serviço à população ao disseminar a cultura de seguros, levando informação e unindo o mercado. Em nossa gestão, iniciada em 2020 e renovada em 2022, pudemos alavancar ainda mais esse trabalho, com destaque para as ações que realizamos no ano passado, que foi o primeiro ano sob nossa direção em que tivemos a oportunidade de realizar atividades sem as restrições impostas pela pandemia”, afirma Ronaldo Dalcin, presidente do SindsegNNE.
Segundo Dalcin, uma das ações de destaque do ano de 2022 foi a parceria firmada com o SESC PE, que possibilitou o acesso dos securitários e integrantes das associadas a descontos nos serviços prestados pela entidade. “A intenção é que esse convênio seja também ampliado para as outras regiões e é algo que já está em tratativa”, completa.
Ronaldo também destaca outros eventos promovidos pelo sindicato. “Realizamos encontros bimestrais promovidos com apoio do delegado do Ceará com o mercado deste estado, como exemplo de uma ação que é um dos pilares da nossa gestão – cada vez mais nos aproximar do mercado, ouvir os anseios dos nossos agentes e, especialmente, executar um trabalho direcionado ao combate das associações e cooperativas, entre outras questões”, destaca. O presidente aponta ainda a importância do encontro com Roberto Santos, executivo de seguros e presidente da Porto Seguro, realizado também em Fortaleza, em uma ação conjunta com o Sincor local e que contou com uma presença maciça dos atores do mercado.
“As próprias lives do programa Falando do Seguro, transmitidas pelo nosso canal no YouTube durante todo o ano, também fazem referência ao nosso pilar que é cada vez capacitar mais o corretor e esclarecer a população, nossos consumidores ou propensos consumidores, sobre os nossos produtos. Essas lives em parceria com o Sincor-PE foram de suma importância nesta missão de disseminar o nosso mercado”, aponta. Além do programa Falando Seguro, outras lives movimentaram o canal do Youtube do sindicato, com temáticas diversas.
“Também nos voltamos para as ações sociais, com destaque para a doação que fizemos para as vítimas das chuvas na Região Metropolitana do Recife. Doamos uma quantidade relevante de artigos para ajudar aos desabrigados, com articulação conjunta com a Secretária Executiva de Lazer, Planejamento e Gestão do Recife, Ana Paula Jardim”, explica Dalcin. Voltando para as articulações fora de Pernambuco, o SindsegNNE participou ainda do ConsegNE, realizado em João Pessoa, na Paraíba, com forte repercussão nas redes sociais, e realizou uma campanha publicitária no Piauí, através de outdoors, exaltando a indústria do mercado segurador e explicando as diferenças entre seguro e proteção veicular.
Participação no II Fórum Potiguar, palestra presencial para engenheiros em evento do CREA-AM e evento para corretores de Maceió no Sincor-AL também estiveram entre as ações de 2022 do sindicato. “Por fim, conseguimos, ao final do ano passado, reunir todos os representantes do SindsegNNE no Recife, para uma reunião de alinhamento e composição de um plano de ação conjunto, mas obviamente direcionado a algumas necessidades locais, porque cada mercado tem pontos a serem trabalhados”, afirma.
De acordo com o presidente, em 2023, a entidade seguirá ainda mais engajada em promover ações sinérgicas com os diversos atores e com as entidades de classe que se relacionam com o mercado segurador. “Comandos de polícia, PROCONS, OAB, demais entidades de classe, corretores, executivos de seguros, consumidores, entre outros agentes. Nossa missão é, cada vez mais, estar perto desses públicos, gerando discussões que contribuam para a promoção e fortalecimento da cultura de seguros em todos os meandros”, finaliza.