Na Biblioteca do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina você encontra edições de 2013 até a mais recente de 2024
Como um grande apoiador de diversas áreas culturais e sociais, o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindsegSC) também busca estar atualizado sobre a história dos municípios que integram o estado de abrangência da entidade. Por conta disso, a sede localizada no Centro de Blumenau, conta com uma biblioteca com mais de 700 obras.
Entre as grandes coleções, estão várias edições da revista Blumenau em Cadernos. Editada desde 1957, as edições das revistas são uma das mais antigas em circulação no território catarinense e já contam com um grande volume de exemplares publicados.
No SindsegSC se encontram mais de 50 exemplares, sendo o mais antigo, o tomo 54, número 1 de janeiro e fevereiro de 2013, indo até a mais recente, a tomo 65, de número 3, de maio e junho de 2024.
Por ser um espaço de incentivo à circulação, de business e networking, os exemplares do SindsegSC podem circular e ser emprestados para funcionários das empresas associadas e para não associados. Para verificar as obras disponíveis, conferia o site https://www.sindsegsc.org.br/servicos/biblioteca/.
Blumenau em cadernos
A Blumenau em Cadernos foi Idealizada por José Ferreira da Silva, e desde então tem sido uma fonte inesgotável de arquivo histórico de Blumenau e região além de ser muito importante para pesquisas, servindo como referência no campo da política, cotidiano, educação, costumes, arquitetura, sociedade e história. A revista, atualmente, serve como preservação da memória e da identidade regional de Santa Catarina.
Dentre os assuntos discutidos nos textos estão histórias e relatos do cotidiano de moradores de Blumenau, curiosidades sobre antigamente, fatos, fotos, cartas e relatos sobre e dos primeiros moradores da região. Além disso, também é possível encontrar conteúdos sobre teatro, poesias e textos escritos antigamente por moradores, histórias das freiras atuantes na cidade, artistas que já passaram e deixaram suas marcas em Blumenau – como um dos maiores arquitetos do mundo, Roberto Burle Marx.
É até possível encontrar conteúdos sobre as primeiras escolas na cidade, ritos funerários de antigamente, sobre como funcionavam os namoros e casamentos, sobre as enchentes, os primeiros clubes de motociclistas, e histórias sobre os primeiros meios midiáticos catarinenses que surgiram aqui na região, como as rádios e os canais de televisões.
Algumas edições também contam as histórias dos povos originários que moravam em Blumenau antes dos colonizadores, sobre as primeiras ferrovias, as cartas trocadas entre o Brasil e a Europa escritas pelos primeiros moradores e sobre a arquitetura do município. Ainda é possível encontrar conteúdos sobre a moda feminina antigamente na região e a história dos hospitais de décadas da cidade.
A última edição publicada, em 2024, ainda traz informações sobre as primeiras revistas em quadrinhos produzidas em Blumenau e sobre o sobrenome de uma das primeiras famílias a chegarem na cidade, ainda no período colonial.
Em sua história, a revista recebeu prêmios como o Almirante Lucas Alexandre Boiutex, na área de História, concedido pelo Instituto Histórico de Santa Catarina em 1998; Prêmio Destaque 2002, concedido pela Academia Catarinense de Letras; e a Homenagem Especial pelos 50 anos de publicação, em 2007.
Conheça as regras para empréstimo na Biblioteca do SindsegSC:
Para reservar as obras da Biblioteca SindegSC, contate através do telefone (47) 3322-6067, ou faça uma visita à sede no horário de atendimento das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Os títulos podem ser conferidos através do site do SindsegSC, na seção Biblioteca, na aba de Revistas.
- Para aqueles que não integram o mercado segurador será permitida somente a consulta do material na sede do Sindicato.
- É permitida a retirada, por empréstimo, de até cinco livros.
- O prazo de entrega é de dez dias a contar da data do empréstimo.
- Após os dez dias, a obra precisa ser renovada com o SindsegSC.
- O material será renovado somente se não houver reserva da mesma obra por outro profissional.
As obras/publicações devem ser devolvidas na data marcada e podem ser renovadas através do telefone da entidade (47) 3322-6067. Para obras com devolução em atraso, dano ou perda, cada caso será analisado.