Bernard Biolchini, CEO da Pentagonal Seguros, aborda a importância do acompanhamento adequado de sinistros pelos corretores de seguros
Um dos momentos mais sensíveis na relação entre o corretor de seguros e o segurado se dá no acontecimento de um sinistro.
O dicionário Michaelis define a palavra sinistro como sendo “De mau agouro; que pressagia desgraças; agourento, fúnebre, funca, funesto, tenebroso”. Outro conceito diz que o sinistro é “qualquer acontecimento que acarreta dano, perda ou morte; acidente, desastre, soçobro”.
Por mais que a finalidade de um contrato de seguro seja a proteção na ocorrência de uma intempérie, o ideal é que o segurado não precise acioná-lo.
Entretanto, caso algo aconteça, cabe ao corretor de seguros estar preparado para bem atender este cliente em caso de necessidade. Este profissional é o responsável por ser o verdadeiro elo entre o consumidor e as companhias de seguros.
Lidando com um sinistro
Não cabe ao corretor a decisão de indenizar ou não um segurado. Mas algumas dicas podem ser extremamente úteis caso o seguro precise de acionamento.
Antes de mais nada, a seguradora precisa ser imediatamente informada sobre o sinistro e os detalhes do ocorrido. Assim, a companhia pode avaliar a extensão do sinistro e oferecer os serviços de assistência, caso eles estejam contemplados nas cláusulas do contrato do segurado.
Dessa maneira, tem início o processo de análise até a indenização do segurado. O corretor é um grande aliado do cliente, nesse sentido. Ele pode oferecer apoio e acompanhar todo o processo, auxiliar com orientações e esclarecimentos sobre os procedimentos corretos. Além disso, o profissional pode ajudar na organização da documentação necessária, como laudos periciais, fotos e demais itens que possam comprovar a ocorrência do sinistro.
Dicas importantes
Para o corretor, pode ser útil contar com suporte de quem já possui processos bem definidos e estruturados para lidar com este tipo de situação. A Pentagonal Seguros, além de especialista em diversos segmentos do mercado, também atua como franqueadora, oferecendo diversas vantagens e benefícios para seus parceiros de negócios.
É importante informar o segurado na contratação do seguro se o acionamento em caso de sinistro pode gerar algum tipo de pagamento de franquia ou demais procedimentos específicos, dependendo do risco. O corretor pode auxiliar, ainda, em possíveis negociações com a companhia de seguros, de modo a oferecer soluções justas e satisfatórias tanto para o cliente, como para a seguradora.
Para quem deseja se aprofundar mais no tema, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), por exemplo, conta com um MBA em Gestão de Riscos e Seguros, com alternativas para o tratamento e mitigação, além dos mais variados problemas de coberturas securitárias.
Sendo este um dos momentos mais importantes na relação com o segurado, cabe ao corretor avaliar se essa etapa pode ou não ser terceirizada para uma empresa que atue com a regulação de sinistros, por exemplo. Uma opção eficiente é estruturar adequadamente o atendimento aos sinistros junto ao time de colaboradores, de modo a estreitar o relacionamento e oferecer eficiência na resolução das respectivas tratativas.