Bradesco Seguros

Sinqia promove encontro entre mulheres com foco em trocar experiências e valorizar as profissionais

Sinqia promove encontro entre mulheres com foco em trocar experiências e valorizar as profissionais / Foto: Christina @ wocintechchat.com / Unsplash Images
Foto: Christina @ wocintechchat.com / Unsplash Images

Voltado exclusivamente às colaboradoras da empresa, evento é confidencial e servirá como base para novas iniciativas a fim de tornar a empresa um espaço ainda mais inclusivo e acolhedor

Com foco em conscientizar, empoderar e fortalecer suas colaboradoras, a Sinqia, maior provedora de tecnologia e inovação para o setor financeiro, realiza nesta sexta-feira (31) o evento “Falando a verdade. Não se cale!”, que visa estimular a reflexão e o diálogo por meio do conhecimento e atividades interativas. O encontro online será um momento em que as mulheres poderão conversar sobre o conceito de machismo, comportamentos machistas/misóginos no ambiente de trabalho e o papel do Compliance e do Canal de Ética da empresa na luta pelo respeito e igualdade de gênero.

A abertura trará um bate-papo para valorizar as profissionais da Sinqia, criando um espaço seguro de troca verdadeira, em que todas poderão expor suas ideias, conceitos e situações vivenciadas. Todo o bate-papo contará apenas com a participação de mulheres da empresa. “Não queremos que o evento seja apenas um ambiente de trocas de experiências. Sabemos da importância de compartilhar essas situações e conscientizar também os homens, mas o objetivo será o acolhimento em um ambiente seguro para as mulheres e a reflexão para que novas melhorias possam ser colocadas em prática em toda a companhia”, comenta Andrea Rocha, Gerente de RH da Sinqia.

O encontro também abordará o machismo estrutural e a situação das mulheres no mercado de Tecnologia, espaço majoritariamente masculino. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres. Já dados divulgados pelo programa YouthSpark, da Microsoft, apontam que 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de TI são do sexo feminino.

“Apesar de ainda termos muitos desafios, nos últimos dois anos houve um crescimento significativo do número de mulheres na companhia. Em um cenário tão dominado por homens, como é o mercado de TI, hoje celebramos esse aumento da presença feminina nos cargos relacionados à tecnologia e, especialmente, em níveis de gestão”, esclarece Andrea.

Um outro bloco do evento debaterá o conceito do “machismo”, seus comportamentos e costumes já enraizados no cotidiano de todos com a disseminação de piadas, frases, expressões, colocações, além de uma conversa acolhedora sobre os sentimentos das mulheres em relação aos homens, que, por muitas vezes, podem se sentir diminuídas e silenciadas por suas decisões e escolhas. No momento também serão retratadas situações de cunho e comportamento sexual.

Andrea pontua que é sempre importante prestar atenção a esses tipos de sensações, posturas e comportamentos, pois eles não devem ser normalizados. “Algumas situações podem ser configuradas como assédio moral ou sexual. Por isso, focamos em educar e conscientizar todos os nossos colaboradores para alterar padrões e comportamentos prejudiciais, e promover mudanças por meio do empoderamento das mulheres”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
Desastres naturais movimentam o setor de seguros
Desastres naturais movimentam o setor de seguros / Foto: Jonathan Ford

Desastres naturais movimentam o setor de seguros

Entre 2016 e 2021 porcentagem de empresas que declaram preocupação com questões

Próximo
Experiência imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N. chega a SP apresentada pelo Ministério da Cultura e Brasilprev
Experiência imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N. chega a SP apresentada pelo Ministério da Cultura e Brasilprev / Foto: NEON / Divulgação

Experiência imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N. chega a SP apresentada pelo Ministério da Cultura e Brasilprev

Estreia acontece em 3 de maio de 2023 e clientes Brasilprev contam com pré-venda

Veja também