Parceria com Colégio 24 de Maio insere conceito de WFM no currículo de futuros profissionais da saúde
A SISQUAL® WFM, líder em soluções de gestão da força de trabalho para o setor da saúde, deu um passo importante ao levar o conceito de Workforce Management (WFM) para dentro das salas de aula de estudantes concluintes do curso técnico em enfermagem do Colégio 24 de Maio, em São Paulo. O objetivo é simples: inserir na base da formação a visão de que saber planejar e gerir escalas é fundamental para o profissional da enfermagem, pois é mais do que alocar pessoas, é dimensionar equipes com inteligência para garantir segurança, eficiência, e cuidado com a saúde e bem-estar dos colaboradores.
A iniciativa que deve correr por todo o Brasil, é intitulada “WFM na Prática – Gestão de Escalas na Enfermagem” e nasceu do desejo do vice-presidente da SISQUAL® WFM, José Pedro Fernandes, em preparar o profissional da enfermagem para o mercado de trabalho futuro, onde o conhecimento em WFM será essencial para a eficiência operacional e segurança do paciente e disseminar o conceito ao maior número possível de profissionais “Colocar a pessoa certa, com as competências certas, no momento certo, pode significar a diferença entre um atendimento eficiente e um risco evitável para o paciente”, pontua o executivo.
Nos hospitais, a adoção de soluções de WFM cresce a cada ano, impulsionada pela necessidade de integrar processos, facilitar a comunicação entre equipes e manter padrões de excelência exigidos por certificações. A tecnologia, segundo a SISQUAL® WFM, libera gestores de tarefas administrativas, permitindo que estejam mais próximos da equipe e dos pacientes, fortalecendo o engajamento e a humanização no atendimento.
A formação também abordou os desafios atuais da enfermagem no Brasil, como a busca pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mudanças regulatórias e a adaptação às novas demandas pós-pandemia. Com transparência, comunicação assertiva e gestão baseada em dados, o WFM se apresenta como um aliado na superação desses obstáculos.
Para 2025, a SISQUAL® WFM planeja expandir o projeto para outras instituições de ensino, alcançando ainda mais profissionais. “Nossa missão é democratizar o conhecimento sobre o WFM e apoiar quem está na linha de frente do cuidado, desde o início da carreira”, completa Fernandes.