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Sistema inédito no Brasil otimiza disputas de chargeback

Sistema inédito no Brasil otimiza disputas de chargeback/Foto: Anna Shvets / Pexels
Sistema inédito no Brasil otimiza disputas de chargeback/Foto: Anna Shvets / Pexels

A Gestão de Chargeback automatiza o processo de disputa, aumentando a recuperação de valores e reduzindo custos operacionais

A contestação de uma compra junto ao banco emissor do cartão de crédito, utilizado no pagamento, pode parecer simples para o consumidor, que em pouco tempo recebe o dinheiro de volta na conta ou no extrato do seu cartão. O que pouco se sabe é como funciona o processo nos bastidores da devolução desse valor. Após a solicitação de chargeback, ou contestação de compra, todas as instituições envolvidas no pagamento – banco, operadora de cartão, bandeira de cartão de crédito e loja – são acionadas para análise da transação e da responsabilidade pelo eventual ressarcimento. Hoje, o processo é caro, complexo e manual, por isso, a Stratis Risk Management traz ao Brasil a plataforma de Gestão do Chargeback com o objetivo de reduzir prejuízos e facilitar o processo operacional relacionado a essas disputas.

Especialista em disputas de chargeback, Fabiano Grottoli, Country Manager da Stratis Risk Management no Brasil, explica que existe uma série de motivos considerados para a contestação de uma compra, como desistência, fraude, problemas com o produto ou entrega, entre outros. Contudo, independente da razão, as contestações passam por um processo de disputa, em que será verificado, por todos os envolvidos, quem é o responsável pelo pagamento do chargeback.

Segundo análise realizada pela Stratis, o prejuízo com as disputas de chargeback pode chegar a casa de bilhões de reais, principalmente para varejistas, que são os mais afetados e geralmente responsabilizados pela devolução do dinheiro. Contudo, Fabiano afirma que grande parte das transações sequer são investigadas e contestadas pelas empresas, as quais consideram esse gasto como parte da operação.

“Hoje, o processo de defesa do chargeback é realizado de forma manual por grande parte das empresas, o que demanda tempo e muita mão de obra. Por isso, nem todas as disputas são analisadas de forma detalhada e acabam sendo absorvidas pelos comerciantes. Porém, o acúmulo de chargebacks pagos tem gerado alto impacto no resultado dos varejistas, podendo chegar a uma perda potencial de R$ 5 bilhões por ano. A Gestão de Chargeback realizada pela nossa plataforma chega para intermediar essas disputas e automatizar o processo”, afirma o executivo.

O sistema de Gestão de Chargeback tem como principal objetivo automatizar as operações para simplificar processos e aumentar as taxas de win rates (disputas ganhas) pelos comerciantes. O sistema recebe a contestação e realiza o cruzamento de dados do consumidor, com todos os passos do ciclo, desde a escolha do produto, o pagamento, até a entrega ou não do item. Recentemente implementada no Brasil, a Stratis Risk Management é a única empresa que oferece a gestão de chargeback.

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