MAPFRE

Sistema Unimed reconhece soluções inovadoras na 2ª edição 
do Programa Acelera

Premiação realizada durante a 54ª Convenção Nacional Unimed em João Pessoa / Foto: Divulgação
Premiação realizada durante a 54ª Convenção Nacional Unimed em João Pessoa / Foto: Divulgação

Iniciativa fortalece a cultura de inovação e integração entre cooperativas, com mais de 500 ideias inscritas e participação de 66 Unimeds de todo o país

Durante 54ª Convenção Nacional Unimed, realizada em João Pessoa nos últimos dias 8 a 11 de outubro de 2025, o Sistema Unimed promoveu a 2ª edição do Programa Acelera Unimed. A iniciativa nacional, voltada ao desenvolvimento e à aceleração de ideias inovadoras que contribuam para o fortalecimento do cooperativismo em saúde, tem como propósito impulsionar a cultura de inovação por meio da colaboração, da integração e do protagonismo de ideias.

Nesta edição, o Acelera foi estruturado a partir de quatro desafios de negócio e esteve aberto à participação de todas as Unimeds do país. O programa envolveu diversas etapas como a Captura de ideias, com 535 propostas inscritas; Seleção, com 20 ideias priorizadas para avanço; Detalhamento, com 12 ideias aprofundadas e apresentadas à banca avaliadora; Prototipação, com 6 soluções desenvolvidas em formato de protótipo para validação de hipóteses e Avaliação e Recompensa, por meio de análise dos resultados e definição das 3 finalistas.

Ao longo do processo, as equipes participaram de treinamentos, mentorias e capacitação em pitch, com apoio de padrinhos do programa e acompanhamento de especialistas da Unimed do Brasil. As apresentações finais ocorreram durante o Pitch Day, que contou com uma banca avaliadora composta por superintendentes da Unimed do Brasil e por representantes do Prêmio Inova+Saúde, promovido pela Seguros Unimed.

As equipes apresentaram suas ideias de forma objetiva e estratégica, destacando o contexto de origem, estrutura, alcance e impacto potencial para o Sistema Unimed. As grandes vencedoras da edição foram: 1º lugar – Unimed Criciúma (SC) – Projeto CMB+AI: solução inteligente com regramento automatizado, baseada em Inteligência Artificial para validação automática de contas médicas e eliminação antecipada de glosas. O objetivo é trazer maior agilidade na autorização de contas, aprimorando a jornada do beneficiário e das cooperativas. Em 2º lugar – Unimed Ponta Grossa (PR) – Projeto BootTEA: formação rápida e conectada em terapias para o Transtorno do Espectro Autista, promovendo aprendizado e disseminação de conhecimento especializado entre profissionais de saúde. E em 3º lugar – Unimed do Brasil – Projeto Unimed Conecta:iniciativa voltada à integração e ao fortalecimento da comunicação e colaboração entre cooperativas do Sistema.

Para Maurício Cerri, superintende de Tecnologia e Novos Negócios da Unimed do Brasil, nesta segunda edição o programa tem tido um expressivo alcance nacional e engajamento crescente. “O Acelera Unimed vem se consolidando como uma das principais frentes de fomento à inovação cooperativista no setor de saúde, estimulando a geração de soluções colaborativas que ampliam a eficiência, a sustentabilidade e o valor entregue aos beneficiários”, explica.

Os resultados da 2ª edição do Programa Acelera Unimed reforçam o engajamento e a capilaridade do Sistema. Ao todo, foram 535 ideias inscritas, envolvendo 396 colaboradores de 66 Unimeds, que participaram de mais de 86,5 horas de capacitação e mentorias. O programa contou ainda com 8 horas e 30 minutos de apresentações no Pitch Day, reunindo representantes de 69% dos estados brasileiros, em um movimento nacional de estímulo à inovação e à integração cooperativista.

Total
0
Shares
Anterior
Enquanto o mundo se volta para a COP30, BDO reforça atuação em Belém (PA)
an office building with a lot of windows

Enquanto o mundo se volta para a COP30, BDO reforça atuação em Belém (PA)

Escritório da BDO na capital paraense cresce em número de profissionais e passa

Próximo
500 alunos de projeto social participam de torneio escolar em Fortaleza
Torneio de Encerramento BQ Fortaleza/ Foto: Divulgação

500 alunos de projeto social participam de torneio escolar em Fortaleza

Após dois meses de oficinas esportivas, o projeto Brincando na Quadra deixa um

Veja também