Na ação, foram atendidas crianças com fissuras labiopalatinas, malformação caracterizada por uma abertura no lábio e/ou no palato
A Smile Train, maior organização mundial dedicada ao tratamento de fissuras labiopalatinas, realizou na última segunda-feira (17) um evento no Serviço Multidisciplinar de Atendimento aos Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (Smafis/HRAN), em Brasília (DF), para conscientizar sobre a saúde bucal de crianças com a condição. A ação integrou as atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal (World Oral Health Day), celebrado em 20 de março, e teve como foco a prevenção e os cuidados odontológicos na infância.
A iniciativa faz parte de uma campanha internacional promovida pela Federação Dentária Internacional (FDI), que anualmente organiza ações temáticas para ampliar a conscientização sobre a saúde bucal. O tema deste ano é “A happy mouth is a happy mind.” (Uma boca feliz é uma mente feliz). A Smile Train é parceira da FDI nessa mobilização global.
O evento realizado no HRAN foi além das orientações sobre higiene oral, oferecendo uma programação diversificada de atividades lúdicas voltadas aos pacientes pediátricos, seus pais e responsáveis. A ação ocorreu na área externa da unidade, no estacionamento, proporcionando um ambiente descontraído e interativo. Durante o evento, as crianças participaram de peças teatrais infantis, jogos educativos e receberam brindes, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico. Um dos destaques foi a encenação em que uma escova de dente, acompanhada de pasta e fio dental, enfrentava a cárie, combinando diversão e educação ao mesmo tempo.
A programação também contou com atendimento na unidade móvel, especialmente ambientada com temática infantil, onde foram abordados os desafios enfrentados por crianças com fissuras labiopalatinas e a importância da higiene bucal na prevenção de doenças como cáries e gengivites. Além disso, os participantes receberam kits de higiene bucal, água e manuais com informações detalhadas sobre limpeza bucal, incentivando a adoção de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde oral.
“Essa ação educacional é uma forma de abordarmos e ensinarmos a prevenir, de forma precoce, patologias dentárias em bebês, promovendo uma dentição permanente mais saudável. Esse cuidado desde a infância contribui para uma melhor mastigação, sorriso e reinserção social no futuro”, comenta o coordenador do Serviço de Fissura Labiopalatina do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Marconi Delmiro, cirurgião plástico.
As fissuras labiopalatinas afetam 1 em cada 700 nascimentos e, quando não tratadas, impactam profundamente a vida das pessoas, influenciando como se sentem, a frequência escolar, a capacidade de fazer amigos ou até de encontrar trabalho. Pacientes com fissuras muitas vezes têm dificuldade para comer, ouvir, falar e até respirar. Eles também podem sofrer bullying e estigma social.
“Crianças com fissuras labiopalatinas enfrentam diversos desafios para manter uma boa saúde bucal. Cáries e doenças da gengiva podem ser um grande complicador e a prevenção ainda é o melhor caminho. A Smile Train desempenha o papel de apoiar essas crianças, auxiliando os tratamentos odontológicos, educação e recursos para a promoção da saúde bucal”, comenta Camila Beni Ferreira, gerente sênior da Smile Train.
A ação faz parte do compromisso da Smile Train em fornecer suporte contínuo a pacientes com fissura labiopalatina, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável e qualidade de vida. Além das atividades presenciais, a organização também disponibilizou recursos educacionais, como o Kit de Ferramentas Saúde Bucal pela Prevenção (STOP), que auxilia profissionais de saúde, educadores e cuidadores na orientação sobre os cuidados bucais básicos para esse público. Além do HRAN, o evento teve o apoio de alunos de odontologia da Universidade Paulista (Unip) e do Grande Oriente do Distrito Federal (GODF).