AXA no Brasil

Softtek e Celent discutem tendências tecnológicas para o setor de Seguros

Softtek e Celent discutem tendências tecnológicas para o setor de Seguros / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o tema “Estratégias de modernização em seguros para um futuro centrado no cliente”, Softtek, Celent e InsureMO promoveram a 1ª edição 2025 do Softtek Pop Up;Um meet up para discutir as tecnológicas e oportunidades de negócio no setor segurador; A próxima edição do evento já tem data marcada: 06 de maio, no Rio de Janeiro

O setor de Seguros segue em curva de crescimento. Dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que o segmento teve um crescimento de 12,2% em 2024 na comparação com o ano anterior, consolidando sua trajetória de expansão no mercado brasileiro.

Como consequência deste avanço, o setor de Seguros vem enfrentando alguns desafios, sobretudo devido aos rápidos avanços das tecnologias, as ascensões de novos players, como as insurtechs, e novos modelos de negócios, tais quais os pagamentos por uso, variação do preço e descontos microssegmentados.

Diante desse contexto, especialistas da Softtek, empresa multinacional líder no setor de TI na América Latina, da Celent, empresa global de pesquisa e consultoria focada em tecnologia para instituições financeiras, e da InsureMO, plataforma de infraestrutura para players que atuam no mercado segurador, reuniram-se em encontro com o tema “Estratégias de modernização em seguros para um futuro centrado no cliente”. O objetivo do evento foi discutir as principais tendências tecnológicas do mercado e oportunidades de negócio e crescimento para as empresas do ramo.

“No que tange o setor de Seguros, existe uma série de dores do cliente que precisam ser consideradas, visto que ainda há um paradigma de desconfiança do segurado com a seguradora. Por isso, é imprescindível que as empresas adotem uma abordagem “customer centric”, ou seja, centrada no cliente, aproveitando as novas tecnologias disponíveis no mercado para elevar ainda mais seus serviços e ofertas”, diz Fabio Sarrico, Senior Insurance Analyst na Celent.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Também abordamos uma modalidade em expansão no setor, a de seguros integrados, mais conhecida como “embedded insurance”, que consiste na agregação da proteção do seguro aos produtos ou serviços de terceiros como parte da jornada do cliente e se apresenta como uma grande oportunidade de negócio”, acrescenta Fabio.

A aplicabilidade da inteligência artificial generativa (GenAI) também foi pauta, já que está se tornando uma força transformadora no setor, permitindo inovações significativas, além de tornar as operações mais ágeis, personalizadas e precisas — desde a criação de produtos sob medida até a automação de processos e a personalização do atendimento ao cliente.

Tecnologia ao resgate

Para colocar em prática os conceitos citados, é preciso que as empresas tenham uma estrutura tecnológica compatível com esse tipo de abordagem.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada neste processo de modernização, o qual dividimos em três principais estratégias: desenvolvimento de uma solução “core” interna própria; compra de uma solução e substituição da infraestrutura legada; e uma terceira possibilidade que vem ganhando cada vez mais tração, a do “middle layer”, ou camada intermediária, a qual projetamos que, de 2030 em diante, se torne a estratégia mais adotada pelas organizações do setor”, explica Fabio.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) estima um crescimento de 10,1% do setor segurador em 2025, o que implica em um maior investimento tecnológico nas empresas do setor.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“As inovações tecnológicas estão reescrevendo as regras do jogo no setor de Seguros, tornando apólices mais precisas, operações mais ágeis e a experiência do cliente cada vez mais extraordinária”, diz Marcos Brum, vice-presidente de Negócios na Softtek Brasil.

“Por isso, para manterem-se em competitividade no mercado e no mundo digital, as empresas do setor de Seguros deverão, cada vez mais, adotar soluções diligentes e abrangentes, agregando o que há de melhor em termos de dados, inteligência artificial, automação e canais digitais, fundamentadas por ágeis modelos de inovações e gestão de tecnologia inteligente, otimizados globalmente”, conclui o executivo.

Por conta do êxito do evento na capital paulista, na qual estiveram presentes líderes das principais seguradoras do país, a próxima edição no Rio de Janeiro, no dia 06 de maio, já está confirmada! O evento é exclusivo para convidados. Informações contatar mkt.brasil@softtek.com.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Total
0
Shares
Anterior
Especialista em investimentos no exterior faz alerta sobre atual política econômica dos EUA
Adriano Murta, fundador e líder da M&P Capital Investments / Foto: Divulgação

Especialista em investimentos no exterior faz alerta sobre atual política econômica dos EUA

Desde que Donald Trump assumiu pela segunda vez a presidência dos EUA,

Próximo
Presidente da CAPEMISA destaca cultura de valorização das pessoas como motor de crescimento da Companhia
Jorge Andrade, presidente da CAPEMISA Seguradora / Foto: Divulgação

Presidente da CAPEMISA destaca cultura de valorização das pessoas como motor de crescimento da Companhia

Durante participação em um podcast realizado no Brasesul — o maior congresso de

Veja também