Solana e Ethereum em destaque: confira os insights do Relatório Anual sobre DEX 2025 da OKX

Crédito para fundos de pensão ganha força e oferece novas oportunidades para brasileiros / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Estudo Relatório também revela que a Ásia lidera Europa e América do Norte na corrida dos desenvolvedores, com integração de IA sendo o foco principal dos construtores da indústria

OKX, empresa global de tecnologia onchain, lançou hoje seu relatório “The State of DEXs 2025”. O estudo revelou que as DEXs (sigla para “exchanges descentralizadas”) baseadas na rede Solana agora respondem por 48% do volume total de negociações em DEXs, enquanto a Ethereum consolidou-se como a principal rede para transações institucionais acima de USD 50 mil. O relatório, que contou com a análise de grandes players do mercado, como 1inchUniswap e Dune, destaca mudanças significativas nos padrões de adoção e na dinâmica de mercado das DEXs.

As DEXs evoluíram rapidamente de plataformas alternativas para se tornarem uma força central na indústria cripto, impulsionando inovação, acessibilidade e descentralização. O relatório da OKX explora desafios críticos, como liquidez e estrutura de mercado, além de analisar como derivativos, integração de IA e a competição entre Solana e Ethereum moldarão o futuro das negociações descentralizadas. Este estudo visa orientar traders e construtores onchain sobre as oportunidades e os desafios técnicos e operacionais que estão por vir.

Principais conclusões:

  • Solana domina o volume de DEX no varejo, enquanto Ethereum lidera negociações de alto valor

    • Solana lidera com 48% de participação no mercado de DEXs, sendo aproximadamente 60% desse volume originado de atividades da pump.fun.
    • Ethereum e suas soluções de Camada 2 dominam transações de alto valor, especialmente acima de USD 50 mil.
    • Em qualidade de pools de liquidez, Ethereum ocupa 10 das 20 primeiras posições, seguida por Base (5), Arbitrum (2), BSC (2) e Solana (1).
  • A Ásia lidera na corrida dos desenvolvedores, com integração de IA como foco principal

    • Preferências dos desenvolvedores mostram Ethereum na liderança (20,8%), seguida por Solana (11,2%) e Base (10,7%).
    • Integração de IA domina as atividades de construção com 33,9%, seguida por Infraestrutura Blockchain (20,1%) e DeFi (14,2%).
    • Na distribuição geográfica, a Ásia lidera com 32%, seguida pela Europa (31%) e América do Norte (24%).
  • Derivativos em DEXs abrem novos caminhos, enquanto instrumentos tradicionais de rendimento entram no DeFi

    • Volumes spot em DEXs ainda superam os derivativos descentralizados em 10x, mas inovações como appchains da Hyperliquid e dYdX apontam para um desempenho próximo ao dos CEXs.
    • Instrumentos tokenizados, como T-Bills e ativos de base (USDe, USR), surgem como moedas de rendimento, transformando o cenário dos derivativos.

O Chief Innovation Officer da OKX, Jason Lau, comentou: “As Exchanges Descentralizadas são a essência da economia onchain, representando os valores centrais do cripto através de sua natureza permissionless, autocustodial e orientada pela comunidade. Nossas descobertas mostram como o ecossistema das DEXs tem crescido – com volumes recentemente atingindo máximas históricas. Este relatório detalha como Solana e Ethereum atendem a públicos distintos, enquanto a integração de IA e a infraestrutura avançada de derivativos apontam para o futuro. Esperamos que este relatório forneça insights práticos para construtores e traders contribuírem com este pilar essencial do ecossistema cripto”.

Para mais informações detalhadas, leia o relatório completo aqui.

Total
0
Shares
Anterior
Ingressos mais caros no SXSW

Ingressos mais caros no SXSW

Próximo
Assist Card oferece dois seguros de viagem pelo preço de um
Assist Card oferece dois seguros de viagem pelo preço de um / Divulgação

Assist Card oferece dois seguros de viagem pelo preço de um

Com a “Campanha Relâmpago”, a empresa oferece seguro gratuito para o

Veja também