Bradesco Seguros

Solar Coca-Cola lança desafios de inovação aberta para startups brasileiras

Solar Coca-Cola lança desafios de inovação aberta para startups brasileiras / Divulgação
Divulgação

O programa “Supernova Ciclo 3” acontece em parceria com a Innoscience e disponibilizará inscrições entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro

Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, anuncia o lançamento da 3ª edição do Supernova, programa de inovação aberta que convida startups de todo o país a apresentar soluções para desafios estratégicos da companhia. As inscrições para a edição deste ano estarão abertas de 20 de janeiro até 7 de fevereiro, e os desafios incluem temas como automação de indicadores, uso de inteligência artificial para redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores.

Ricardo Rufino, especialista de inovação corporativa da Solar Coca-Cola, destaca que o Supernova 3 é uma oportunidade para startups se conectarem com uma das maiores empresas do setor de bens de consumo do país. “Estamos em busca de soluções que possam transformar nossa operação e gerar valor para nossos colaboradores e clientes. O programa tem sido uma plataforma de inovação relevante e queremos ampliar o impacto dessa jornada”, afirma. Na última edição, o projeto apresentou resultados significativos, com 50% das startups participantes da fase piloto firmando parcerias com a fabricante.

Etapas e desafios

O Ciclo 3 do Supernova segue uma jornada estruturada para garantir o sucesso dos negócios selecionados: a fase de Pitch Day está marcada para o dia 06 de março, quando as startups apresentarão propostas para os desafios definidos. Já nos dias 03, 09, 10, 16 e 17 de abril, os participantes avançam para uma fase de imersão, colaborando diretamente com os especialistas da Solar Coca-Cola para adaptar soluções às necessidades da empresa.

Posteriormente, as startups aprovadas entram na etapa de piloto, que será realizada entre maio e agosto, permitindo testar e validar soluções em um ambiente real. A edição deste ano culminará no Demoday, que ocorre em 01 de setembro, onde serão apresentados os resultados das inovações e as perspectivas de parceria com a Solar Coca-Cola.

As etapas permeiam quatro desafios principais: automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas por meio de inteligência artificial, criação de um portal integrado para gestão de fornecedores e o desenvolvimento de uma solução preditiva para recursos de logística. Esses desafios foram projetados para ajudar a corporação a melhorar a gestão de dados, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a cadeia de fornecimento.

“A jornada oferece uma oportunidade única de as startups testarem soluções em um ambiente corporativo de grande escala, recebendo feedback direto de uma companhia como a Solar Coca-Cola. Esse tipo de colaboração é essencial para acelerar não só essas empresas, mas o ecossistema de inovação no Brasil”, afirma Yann Freitas, head de inovação da Innoscience, consultoria que apoia o programa.

Benefícios que chegam à expansão

O programa oferece uma série de benefícios para as selecionadas, como visibilidade, conexão com uma rede de especialistas e a chance de expandir operações. A Solar Coca-Cola, que possui 13 fábricas e 44 centros de distribuição em todo o Brasil, tem capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebidas por ano e atender a cerca de 400 mil pontos de venda. Durante a jornada, além de especialistas da companhia, haverá o acompanhamento de profissionais da Innoscience, consultoria referência em inovação corporativa com quase 20 anos de existência.

As inscrições para o programa estarão abertas de 20 de janeiro a 7 de fevereiro. Startups interessadas podem obter mais detalhes e se inscrever diretamente no site oficial do Supernova 3: https://programasupernova.com.br/supernova-3/.

Total
0
Shares
Anterior
Rodobens divulga prévia operacional com marcos de crescimento em 2024, como a cifra de mais de R$ 17 bilhões em negócios gerados
Sede do escritório Rodobens, em São José do Rio Preto / Foto: Divulgação

Rodobens divulga prévia operacional com marcos de crescimento em 2024, como a cifra de mais de R$ 17 bilhões em negócios gerados

O acumulado do ano revela um crescimento de 9,3%, enquanto no recorte do último

Próximo
MRP recebeu 299 pedidos de ressarcimento de investidores em 2024
Seguro IMI para gestoras de investimentos pode cobrir termos de acordo em caso de multas contra representantes legais / Foto: Freepik

MRP recebeu 299 pedidos de ressarcimento de investidores em 2024

Número representa redução de 10% em relação ao ano anterior; valores dos

Veja também