Europ Assistance Brasil

Soluções tecnológicas são essenciais para planejar eventualidades

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex / Divulgação
Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex / Divulgação

Sistemas como os da Logcomex auxiliam na busca por fornecedores e rotas alternativas para contornar crises que envolvem o comércio exterior

O mundo do comércio exterior vem acompanhando apreensivo os impactos dos dois conflitos bélicos que estão ocorrendo na Europa e Oriente Médio, que estão afetando de forma dramática o transporte de cargas que passam principalmente pela rota do Mar Vermelho.

Em situações eventuais como estas, a adoção de soluções tecnológicas é crucial para planejar e contornar essas interferências externas.

Durante a participação da Logcomex na Intermodal 2024, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de março, Helmuth Hofstatter, CEO da empresa, afirmou que tanto importadores quanto exportadores devem entender a visibilidade da cadeia como um todo, maximizar a produtividade no comércio exterior e como usar a inteligência artificial na cadeia de suprimentos.

Ele ainda ressaltou que, especialmente a crise do Mar Vermelho, acabou impactando bastante o custo de frete, que chegou a triplicar, e a Logcomex tem assessorado os clientes para diversificar um pouco mais as rotas e os fornecedores, buscando ter pelo menos 2 ou 3 fornecedores alternativos, tanto de frete como de produtos para não ter esse impacto na cadeia. “Temos observado uma mudança na estratégia da logística para um formato mais Just-in-case em vez de Just-in-time”, relata.

 

Just-in-case x just-in-time

O just-in-case (JIC) é uma estratégia de gerenciamento de estoque cuja principal característica é as empresas terem estoque suficiente para responder diante de qualquer tipo de eventualidade. Funciona em contraposição direta ao método just-in-time (JIT) que permite fabricar e armazenar de acordo com a chegada dos pedidos.

Outro problema relacionado a um produto específico observado por Helmuth é o que está afetando o fornecimento de azeite extravirgem. Regiões produtoras da Europa passaram por uma forte estiagem que atingiu as fazendas de oliveiras e levaram a um aumento significativo dos preços do produto em todo o mundo. “Diante deste quadro, exportadores precisam encontrar fornecedores diferentes em outras regiões e a Logcomex tem ajudado os clientes a buscar essas alternativas”, atesta Hofstatter.

Lançamentos

Durante a Intermodal 2024, a Logcomex lançou quatro produtos novos: Despachante do futuro, sistema para despachantes que permite gerenciar carteiras de clientes, oferecendo uma visão completa do mercado e insights para a operação; o Log360, uma nova solução para importadores que proporciona uma experiência única e personalizada para cada player do comércio global; o Export Intel, sistema que reúne informações de modais aéreos, marítimos e rodoviários e, por último, a Logcomex pretende destravar mais uma vertical com uma solução inédita para instituições financeiras.

Hofstatter ressaltou que mais de 5 mil pessoas passaram pelo estande na Intermodal 2024 e os contatos geraram muitos feedbacks positivos, e novos negócios para a empresa. “O mercado está muito carente e estamos aqui como parte da solução para transformar a forma como as empresas fazem negócio”, finalizou o CEO da Logcomex.

Total
0
Shares
Anterior
Dia do Consumidor: como se antecipar para a data e aproveitar o período para bons negócios

Dia do Consumidor: como se antecipar para a data e aproveitar o período para bons negócios

Sete ferramentas auxiliam o comércio a potencializar as demandas neste período

Próximo
Relatório de Ameaças da Sophos revela que o ransomware ainda é a maior ameaça para PMEs
Política de cibersegurança protege empresas de ataques como ransomware / Foto: Freestocks / Unsplash Images

Relatório de Ameaças da Sophos revela que o ransomware ainda é a maior ameaça para PMEs

De acordo com o estudo, malwares de roubo de dados e de credenciais

Veja também