Associação à Rede Empresarial de Inclusão Social amplia iniciativas para promover diversidade e equidade no ambiente corporativo. Dados do Censo 2022 e do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que há mais de 7,3 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar que não recebem benefício assistencial
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de oficializar sua associação à REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que reúne empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa representa mais um avanço na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da companhia e foi formalizada no último dia 10 de dezembro, na sede da seguradora em São Paulo, quando o Djalma Scartezini, CEO da REIS, foi recebido por Alfredo Lalia Neto, CEO da seguradora, pelo Diretor Executivo Administrativo Celso Mendes e pela Diretora de RH & Sustentabilidade Roberta Caravieri, e representantes do squad de Diversidade da Sompo.
“Na Sompo, acreditamos que a diversidade é um fator essencial para a inovação e para a construção de uma sociedade mais justa. Defendemos que diversidade não é apenas um conjunto de práticas ou uma política: diversidade compõe o valor “Integridade” da companhia. É partir daí que a transformação começa a ser efetiva”, afirma Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo. “A parceria com a REIS reforça nosso compromisso em estarmos alinhados às melhores práticas para fomentar oportunidades reais para pessoas com deficiência, promovendo inclusão e respeito”.
“Estamos avançando em nossa agenda de DE&I com ações concretas. A associação à REIS nos permitirá integrar um ecossistema que visa fomentar boas práticas, ferramentas e procedimentos que são importantes para eliminar os obstáculos que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente”, destaca Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo. “Ao propiciar um ambiente de trabalho física e culturalmente melhor adaptado, contribuímos com os passos para que a sociedade como um todo evolua no quesito de inclusão das pessoas com deficiência”.
“A inclusão de pessoas com deficiência é um tema que demanda engajamento contínuo. Nosso Squad de Diversidade atua como protagonista nesse processo, conectando áreas, promovendo ações afirmativas e garantindo que a acessibilidade seja incorporada à estratégia de negócio”, observa Roberta Caravieri, Diretora de RH e Sustentabilidade da Sompo. “Essa atuação colaborativa reforça nossa visão de que inclusão é criar oportunidades reais de desenvolvimento e pertencimento”, conclui a executiva.
Panorama do mercado de trabalho para pessoas com deficiência no Brasil
O Censo 2022 e dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que existem 7,3 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar que não recebem benefício assistencial. Atualmente, o mercado formal registra 634.650 pessoas com deficiência ou reabilitadas empregadas. Apesar da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) estabelecer a obrigatoriedade de contratação, os desafios para inclusão permanecem, incluindo barreiras físicas, falta de acessibilidade e preconceito. Iniciativas como a REIS são fundamentais para ampliar a empregabilidade e promover ambientes corporativos mais diversos.
Desde 2018, a Sompo conta com uma área específica voltada à Diversidade, Equidade e Inclusão, que atua sob os pilares: Gênero, Gerações, Raças e Etnias, Pessoas com Deficiência (PcDs) e LGBTI+. Entre outras ações, a companhia é signatária de iniciativas como os 10 Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, bem como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global. Também é signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Sou Segura e do Instituto Ethos. Em 2022, o CEO da Sompo, Alfredo Lalia Neto, assinou o Manifesto pela Erradicação da LGBTfobia, reiterando o compromisso da companhia com os princípios do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A agenda de ESG está representada em um pilar do Mapa Estratégico da Companhia, e as iniciativas de DE&I integram um dos pilares dessa agenda, a de “responsabilidade com as pessoas”.
A companhia também está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no ranking Instituições Financeiras, conforme levantamento da consultoria Great Place To Work (GPTW). Além disso, a consultoria a classificou entre as sete empresas de Destaque na área de Saúde Emocional.
