HealthBit tem como estratégia ampliar a sinergia entre os programas de saúde com as farmácias da RD Saúde
A HealthBit, healthtech da RD Saúde, aposta em estratégia para interligar as jornadas de saúde da startup com as farmácias que fazem parte do grupo, totalizando 3.000 unidades em todo o Brasil. O objetivo de ampliar a sinergia entre os Programas de Saúde da HealthBit vem de um desejo da healthtech de facilitar testes e acesso aos tratamentos para os colaboradores das empresas atendidas.
Milene Marmol, diretora de Saúde da HealthBit, conta que essa percepção começou durante a pandemia de Covid-19. “Nesse período, tivemos um papel chave no acesso das empresas aos testes de Covid. Fizemos toda a ligação entre os colaboradores dos nossos clientes e os testes nas farmácias. E, agora, estamos integrando as farmácias às jornadas de saúde recorrentes que já temos na HealthBit. Com isso, queremos que, por exemplo, um hipertenso possa medir sua pressão e testar colesterol de forma conveniente e acessível na farmácia do grupo RD Saúde mais próxima”, completa.
A estratégia tem como pilar a conveniência e a acessibilidade para que a adesão ao tratamento aumente e o cuidado com a saúde seja contínuo e completo. De acordo com um estudo realizado em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz e diversas universidades, a prevalência de baixa adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas no Brasil foi de 30,8%, e, apenas 2,6% dos entrevistados foram classificados como aderentes aos tratamentos prescritos. Além disso, a pesquisa conclui que cerca de um terço da população adulta apresentou baixa adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas. Ao mesmo tempo que a hipertensão é a maior causa de falecimentos no Brasil, segundo a OMS. “Em conjunto com seus clientes e RD Saúde, a HealthBit quer mudar esta realidade. Por isso, essa estratégia é focada em facilitar o acesso aos medicamentos relacionados ao tratamento e a exames rápidos que podem ser realizados em farmácias”, diz Murilo Wadt, diretor geral da HealthBit.
A idealização desse projeto aconteceu depois da HealthBit passar a fazer parte do grupo da RD Saúde, em 2021, quando a healthtech começou a trabalhar junto ao RH da empresa para fornecer melhoria no bem-estar dos colaboradores da RD Saúde.
“Já tínhamos uma relação de fornecedor com a RD Saúde, que era nossa cliente. Com essa parceria, conseguimos reinventar o cuidado com a qualidade de vida do grupo e, com a evolução para uma sociedade estratégica, temos como objetivo revolucionar a saúde corporativa”, diz Wadt.
O diretor geral da HealthBit conta que, desde que recebeu o investimento da RD Saúde, a healthtech permanece com o core de analisar dados de saúde para prover estratégia aos RHs brasileiros, mas tem se expandido para se tornar uma “one-stop shop”, permitindo que empresas consigam realizar a gestão da saúde dos seus funcionários de maneira estratégica. “Aumentamos, também, nosso investimento nas diversas jornadas de saúde que já existiam na HealthBit, além de adicionar novos a partir da aquisição de uma empresa de clínicas in company, fundada por médicos da Unicamp, que aconteceu em 2023. Desta forma e com essa atuação, conseguimos não só descobrir os problemas em que temos que atuar, mas como também provemos as soluções, que estão cada vez mais completas”, finaliza Wadt.