A expansão da Justos ocorre para a o Estado do Mato Grosso, após chegar em todo o interior de São Paulo, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília
A expansão da Justos – startup de seguro auto, acompanha o mercado brasileiro desse setor, que inclui também as insurtechs. O setor teve um crescimento de 5% no ano passado, com arrecadação de R$ 322 bilhões (2022) contra R$ 306 bilhões (2021), segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A startup – fundada pelo indiano Dhaval Chadha (CEO), pelo mexicano Jorge Soto (CTO) e pelo espanhol Antonio Molins, (Chief Scientist) – expande ainda mais e após chegar em todo o interior de São Paulo, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasilia, atinge o Mato Grosso. O próximo passo da empresa é chegar ao Mato Grosso do Sul e em breve ao Nordeste.
A Justos surgiu com a união dos três sócios, que se conheceram no Vale do Silício e tiveram cargos de liderança na Classpass, Netflix e Airbnb e se graduaram em Harvard, Yale e MIT. Com uma experiência de mais de 25 anos no Vale do Silício, eles já levantaram mais de US$ 50 milhões em suas empreitadas. Através dessa união, a insurtech nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao seguro auto no Brasil e precificar de maneira mais justa os motoristas. A maioria das seguradoras estabelece o valor do seguro de acordo com o gênero e idade do motorista que vai dirigir o carro, mas, na startup, o comportamento do motorista na direção tem um peso de um terço do valor.
Agora em expansão, Alan Leal, VP de Operações da Justos, explica: “Com o processo de ampliação, encontramos e firmamos acordos com oficinas nos grandes centros que suportarão os nossos clientes em caso de sinistro, sempre avaliando o padrão para termos qualidade no serviço. Definimos a precificação do estado e liberamos as regiões dentro do nosso aplicativo para conseguirem fazer a contratação”.
Para obter o seguro, é simples, basta baixar o aplicativo da Justos, cadastrar-se e começar a dirigir. É necessário realizar o teste de direção e percorrer 80 km para que seja avaliado a direção de cada cliente. Os dados são colhidos pela tecnologia de telemetria, que consegue analisar alguns comportamentos do motorista como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve. A partir das informações coletadas, o avançado algoritmo da startup atribui uma nota para cada motorista. Com isso, a Justos consegue oferecer preços até 30% mais baratos do que o mercado para motoristas conscientes.
“O nosso grande diferencial é conseguir precificar de forma justa certos tipos de segmentos, como pessoas jovens que dirigem bem”, ressalta Dhaval Chadha, CEO da startup. “Aqui não olhamos apenas o ano do carro que será segurado, mas, principalmente, queremos entender como esse motorista se comporta no trânsito”, declara o executivo.
“Minha experiência com a Justos tem sido muito gratificante! Apesar de ser por aplicativo, há uma equipe que está sempre pronta para te atender e te ajudar o mais humanamente possível, desde o momento em que entrei em contato com o Sr Gabriel, que ficou mais de 2h comigo no telefone tirando minhas dúvidas e receios. Penso na Justos como uma parceria, onde me ajudam a cuidar do meu carro através de vários benefícios e mimos, ao mesmo tempo que me gratificam com descontos na mensalidade (através da pontuação individual no app), sem contar a sensação que me passam de pertencer à família Justos. Atendem pessoalmente, não através de bots ou secretária eletrônica, isso faz uma diferença enorme”, finaliza Matheus Bernaque de Paula, cliente Justos.