Sediada em Uberlândia, Gamefic une gamificação e Inteligência Artificial em ferramenta que automatiza treinamentos e personaliza o engajamento de equipes; rodada internacional de captação ocorre a partir de Singapura, com foco em expansão tecnológica
O volume de investimentos em startups da América Latina cresceu 37% em 2024, após dois anos de retração, movimentando US$ 8,76 bilhões – sendo US$ 4,89 bilhões destinados a startups brasileiras. De acordo com levantamento da Sling Hub, os negócios que têm como core ou apoio estratégico a Inteligência Artificial foram os principais impulsionadores desse crescimento, com US$ 1,65 bilhão captados – 19% do total. É nesse cenário que a Gamefic, startup brasileira com sede em Uberlândia (MG) e especializada em gamificação corporativa, anuncia uma rodada internacional de investimentos a partir de Singapura, voltada ao avanço de uma solução de IA aplicada à gestão de pessoas.
Uma IA que aprende, cria e impulsiona resultados
A nova camada de IA em desenvolvimento pela Gamefic pretende automatizar e personalizar em tempo real a gestão de pessoas, gerando trilhas de conhecimento, quizzes, desafios e feedbacks conforme o perfil e desempenho dos colaboradores. A meta é transformar a IA em uma gestora digital, capaz de identificar padrões, sugerir ações e nutrir os profissionais com conteúdos relevantes, deixando o gestor com foco mais estratégico.
“O futuro da gestão de pessoas passa pela tecnologia. A IA da Gamefic será capaz de fazer tudo: analisar, criar, motivar, acompanhar. O papel do gestor será cada vez mais aprovar, enquanto a inteligência da plataforma constrói a jornada de cada colaborador”, explica Rubens Samuel, CEO da Gamefic. A proposta é empoderar lideranças, aumentando a produtividade enquanto se fortalece a cultura organizacional.
A IA da Gamefic já apresenta resultados consistentes, especialmente com o módulo de treinamento inteligente, que gera conteúdos com base em metas. Em empresas dos setores financeiro, logístico e de contact center, a startup já registrou aumento de 20% na adesão aos treinamentos e melhora na retenção de conteúdo, além de engajamento elevado entre os colaboradores.
Na área de crédito, a Gamefic também impactou indicadores estratégicos: houve crescimento de 17% na carteira ativa e aumento de 11,3% na taxa de recuperação de crédito, reforçando o potencial da gamificação com IA como ferramenta de resultado real em diferentes setores.
Inovação com investimento internacional
A rodada atual de captação tem como foco investidores estrangeiros, sobretudo asiáticos, com articulação iniciada em Singapura, onde o CEO da empresa reside. A estratégia visa acelerar o desenvolvimento da tecnologia própria da Gamefic, sem que haja, por ora, uma operação comercial fora do Brasil.
A Gamefic aposta na combinação entre tecnologia e experiência prática para escalar sua atuação nacionalmente, promovendo um novo modelo de relacionamento entre empresas e colaboradores. “A inteligência artificial aplicada à gestão de pessoas ainda engatinha no mundo. Nossa ambição é acelerar esse processo com uma solução completa, que integre performance, engajamento, bem-estar e desenvolvimento humano com linguagem gamificada e resultados tangíveis”, conclui Rubens.
