Grupo Bradesco Seguros

STJ No Seu Dia discute o racismo estrutural nas investigações criminais

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

O podcast STJ No Seu Dia desta semana recebe a redatora do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça Neblina Orrico, para um bate-papo sobre o racismo estrutural nas investigações criminais e a jurisprudência do STJ sobre o assunto. Na conversa com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, Neblina detalha reportagem especial a respeito do tema publicada no site do tribunal.

A redatora destaca que o fato de o negro ser um suspeito padrão é um estereótipo presente na maior parte das abordagens e na identificação de pessoas pelos agentes de segurança do Estado. "O racismo estrutural está presente na atividade policial e no sistema de Justiça criminal brasileiro; afinal, os jovens negros são os maiores alvos dos agentes de segurança", ressaltou.

Neblina Orrico lembra que o ministro do STJ Benedito Gonçalves presidiu uma comissão de juristas composta para debater o assunto e propor soluções: "Ao final dos trabalhos, Benedito Gonçalves afirmou que, apesar dos avanços legais, o enfrentamento à discriminação e ao racismo estrutural ainda não é, mas precisa se tornar, prioridade das instituições públicas e privadas, e de toda a sociedade brasileira".

A redatora também conta que o STJ tem sido vanguardista na formulação de precedentes que buscam repelir as práticas racistas nas investigações criminais. Segundo ela, os ministros têm defendido o aperfeiçoamento da preparação das forças de segurança e a obediência rigorosa aos procedimentos previstos no Código de Processo Penal, além do aprimoramento da própria legislação, para proporcionar um processo criminal mais justo e menos sujeito à influência da discriminação racial.

STJ No Seu Dia

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). O podcast também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Via: STJ

Total
0
Shares
Anterior
SegPartners lança novo modelo de comercialização de seguros no Brasil
Paulo Rogério dos Santos, CEO da SegPartners / Foto: William Anthony / Universo do Seguro

SegPartners lança novo modelo de comercialização de seguros no Brasil

Empresa movimenta R$ 400 milhões/ano em prêmios e traz suporte coletivo completo

Próximo
CESB promove Troféu Lótus para reconhecer empresas que apoiam as executivas do mercado brasiliense de seguros
Executivas do CESB / Divulgação

CESB promove Troféu Lótus para reconhecer empresas que apoiam as executivas do mercado brasiliense de seguros

Noite de celebração acontece em 15 de dezembro, na Capital Federal

Veja também