STJ oficia à OAB para envio da lista sêxtupla com indicados para a vaga do ministro Felix Fischer

Universo do Seguro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, enviou ofício nesta terça-feira (23) ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, solicitando que a entidade encaminhe ao tribunal a lista sêxtupla dos advogados indicados para o preenchimento da vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Felix Fischer.

O ofício informa que a relação, composta por nome, data de nascimento e tempo efetivo de exercício profissional, deve ser acrescida dos currículos, dos termos de compromisso assinados pelos candidatos e das autorizações para exame da sua vida pessoal e profissional.

A composição do STJ está definida no artigo 104 da Constituição. No Inciso II, a regra prevê que, dos 33 ministros, um terço é escolhido entre integrantes dos Tribunais Regionais Federais, um terço entre desembargadores dos Tribunais de Justiça dos estados e um terço, em partes iguais, alternadamente, entre advogados e membros do Ministério Público.

A relação entre o número de cadeiras ocupadas por ministros oriundos da advocacia e do MP se alterna ao longo do tempo. Como o tribunal tinha, com Felix Fischer, seis membros originários do MP, sua vaga será ocupada por um advogado (grupo que passará a ser majoritário no terço reservado às duas categorias). Quando a vaga se abre no grupo minoritário, a substituição é feita por um candidato da mesma origem.

Confira a composição do STJ de acordo com a origem.

Via: STJ

Total
0
Shares
Anterior
Quarta Turma homenageia ministro Salomão em sua última sessão antes de se tornar corregedor nacional de Justiça

Quarta Turma homenageia ministro Salomão em sua última sessão antes de se tornar corregedor nacional de Justiça

Prestes a se tornar corregedor nacional de Justiça – a cerimônia de posse

Próximo
Segunda Turma homenageia Og Fernandes, que assumirá a vice-presidência do STJ na quinta-feira (25)

Segunda Turma homenageia Og Fernandes, que assumirá a vice-presidência do STJ na quinta-feira (25)

Durante a sua última sessão no colegiado, nesta terça-feira (23), a Segunda

Veja também