Bradesco Seguros

STJ promove seminário sobre consumidor superendividado e a Lei 14.181/2021

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá, no dia 30 de novembro, o seminário O Tratamento do Consumidor Superendividado à Luz da Lei 14.181/2021: da trajetória legislativa à sua efetivação. O evento ocorrerá das 9h30 às 17h15, no auditório externo do tribunal, e será transmitido pelo YouTube.

Sob a coordenação-geral do ministro Marco Buzzi e coordenação científica das Professoras Cláudia Lima Marques (UFRGS), Juliana Loss de Andrade (FGV) e do Professor Dr. Anderson Schreiber (UERJ), o seminário tem por objetivo estimular a reflexão e o aperfeiçoamento dos novos procedimentos trazidos pela Lei 14.181/2021, mediante compartilhamento de vivências e projetos já existentes, além de promover o debate acerca de algumas questões sensíveis da nova legislação.

O evento foi idealizado pelo grupo de trabalho instituído por intermédio da Portaria 55/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos administrativos para facilitar o trâmite dos processos de tratamento do superendividado. Integram o grupo, além do ministro Buzzi e do conselheiro do CNJ Sidney Madruga, membros da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública, professores e representantes de órgãos do Poder Executivo, de associações financeiras e de instituições ligadas à proteção do consumidor.

Inscrições podem ser feitas on-line

As inscrições para o seminário podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, conforme o interesse em participar de forma presencial ou virtual. O público interno do STJ deverá se inscrever pelo Portal do Servidor, na intranet. Para receber a declaração de participação, o interessado inscrito deverá solicitá-la pelo e-mail cefor.execucao@stj.jus.br.

A solenidade de abertura ocorrerá às 9h, seguida da palestra inaugural com o tema "Lei 14.181/2021: antecedentes legislativos e os paradigmas da lei", a ser conduzida pelo ministro Herman Benjamin e pela professora Cláudia Lima Marques, sob a presidência de mesa do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. A partir das 10h45, o primeiro painel abordará a temática "Elementos essenciais do superendividamento no sistema jurídico brasileiro". Às 11h30, acontece o segundo painel, sobre "O superendividamento sob a perspectiva econômica".

Os debates da tarde começam às 14h, com o painel "O tratamento do superendividamento no CDC: cooperação na ruína e intervenção judicial". Às 14h30, o quarto painel discutirá o tema "O tratamento do superendividamento a partir do viés interinstitucional: considerações dos atores implicados". O último painel, sobre "O superendividamento e o sistema nacional de defesa do consumidor: iniciativas e projetos", começa às 15h45.

O encerramento, previsto para as 16h30, contará com a participação do professor Kazuo Watanabe, que fará exposição sobre "O tratamento do superendividamento como desdobramento do acesso à Justiça e efetivação da cidadania", sob a presidência do ministro Marco Buzzi.

Veja a programação completa.

Via: STJ

Total
0
Shares
Anterior
Mantida prescrição em processo por supostos prejuízos causados pelo “Cartel do Suco de Laranja”
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Mantida prescrição em processo por supostos prejuízos causados pelo “Cartel do Suco de Laranja”

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal

Próximo
Lei autoriza doação de caminhões do Exército ao Paraguai

Lei autoriza doação de caminhões do Exército ao Paraguai

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14

Veja também