A partir do dia 24 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) abrigará a exposição Her rights! Money, power, autonomy (Direitos dela! Dinheiro, poder, autonomia). Formada por 22 painéis com temas relacionados a empoderamento feminino, autonomia nas decisões e independência financeira, a exposição é organizada pela Embaixada da Suécia no Brasil e poderá ser visitada até 9 de dezembro, na Praça do Servidor do STJ.
Entre as atividades da exposição, no dia 25 de novembro, às 10h, será realizada mesa-redonda on-line sobre a relação entre igualdade econômica e autonomia das mulheres e os demais aspectos da equidade de gênero. Com transmissão pelo canal da Embaixada da Suécia no YouTube, o debate terá a presença, entre outros, de Luiza Trajano, presidente do grupo Magazine Luiza; da deputada federal Áurea Carolina; e da juíza Rejane Jungbluth, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Exposição ressalta empoderamento para alcance do desenvolvimento sustentável
A exposição Her Rights! destaca a importância da independência financeira e do empoderamento econômico das mulheres para se alcançar o desenvolvimento sustentável, abordando questões como as diferenças salariais e a evolução do combate às desigualdades de gênero.
A principal ideia trazida pela mostra é a noção de que a igualdade de gênero não acontece espontaneamente, pois as mudanças nesse campo são sempre o resultado das demandas por direitos humanos feitas por ativistas do povo e por feministas, em qualquer lugar e a qualquer tempo.