Suhai dá cinco dicas para cuidados em deslizamentos

Janaina Iziquiel, diretora de marketing e comunicação da Suhai Seguradora / Divulgação
Janaina Iziquiel, diretora de marketing e comunicação da Suhai Seguradora / Divulgação

Deslocamentos de terra das encostas são comuns no período de chuvas

A Suhai Seguradora, que é líder de seguros no mercado brasileiro de motocicletas, recomenda uma série de cuidados valiosos para serem adotados na temporada de fortes chuvas, visando a prevenção contra deslocamentos de terra, que apresentam grande risco em locais montanhosos ou litoral.

Com o intuito de disseminar boas práticas no mapeamento e identificação de situações de risco que garantam a segurança de todos, a seguradora preparou dicas especialmente dedicadas a conscientizar motoristas, pilotos e condutores para evitar dores de cabeça em situações com deslocamento de terra.

A Suhai Seguradora tem divulgado oportunamente conteúdos, dicas, cuidados e conselhos que melhorem a vida das pessoas, seja em sua própria segurança, seja na manutenção e conservação de seus veículos.

Todas as dicas envolvem a observação ativa estando no carro, na moto ou fora deles. A observação é a primeira coisa a ser feita e mais essencial em locais onde deslizamentos sejam frequentes ou mesmo caso já tenham acontecido, mas há muito tempo.

1 — Observar os terrenos. Olhar se nos terrenos os postes, as árvores, os muros e as plantas estão com uma inclinação atípica ou anormal. Caso veja um poste inclinado ou um muro que não esteja na horizontal é um alerta de que a terra está deslizando e isso pode ter consequências maiores, portanto a indicação é se afastar dali o mais rápido possível.

2 — Detalhes nas construções. Nos imóveis reparar se há sinais anormais na construção. Caso haja rachaduras, trincas, saliências no chão, nas paredes ou no teto é um forte indício de que uma movimentação no terreno está alterando as estruturas essenciais, algo que coloca em risco a vida das pessoas e também a integridade dos veículos. Qualquer sinal nesse sentido é uma situação de emergência e a Defesa Civil deve ser acionada gratuitamente através do número 199.

3 — Evitar áreas de risco. Regiões litorâneas com encostas muito inclinadas ou que já são conhecidas por desabamentos e deslizamentos de terra são locais a serem evitados. Nesse caso a reincidência do acontecimento é um alerta de perigo iminente.

4 — Barro. Se no local onde estiver tiver muito barro, lama ou água barrenta é um sinal de que há muita água no solo e que isso pode levar a uma movimentação de terra. Se na temporada de chuva um terreno está encharcado ou alagado em região de encosta ou montanha, a recomendação é evitar estar ali pois o terreno pode apresentar instabilidade.

5 – O que se deve fazer? Em situações de emergência, urgência ou avaliação de riscos, seja antes ou depois de algum fenômeno natural acontecer, as autoridades e órgãos competentes devem ser imediatamente acionados. Principalmente o Corpo de Bombeiros, através do número 193 ou então a Defesa Civil, pelo 199 — ambos podem ser contatados gratuitamente.

A Suhai reforça que sob qualquer suspeita, a recomendação é sair imediatamente do local, procurar abrigo seguro em locais planos, distante de montanhas, morros, encostas e sem risco de desabamento ou deslizamento de terra.

Janaina Iziquiel, diretora de marketing e comunicação da Suhai Seguradora, reforça que a companhia se preocupa constantemente com a segurança das pessoas e por isso vem trabalhando com divulgação de materiais que são de utilidade pública. “A Suhai é uma seguradora que vai além de proteger bens como carros e motos e se dedica a garantir a segurança de nossos clientes, de seus entes queridos e dos próximos, sempre informando e conscientizando a sociedade para que todos entendam cada vez mais sobre atitudes de segurança para si, para seus veículos e deixando as informações claras para descomplicar o entendimento do seguro no Brasil”, comenta a executiva.

A Suhai se coloca inteiramente à disposição dos clientes para atender em situações de emergência com seus veículos, oferecendo assistência 24h pronta para sempre auxiliar o cliente, além de guinchos para fazer o resgate de carros e motos. A Central de Atendimento Suhai funciona 24h por dia e pode ser acionada gratuitamente, por meio do número 0800-327-8424.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Número de assessores de investimentos vinculados a corretoras cresce 27% no último ano
Número de assessores de investimentos vinculados a corretoras cresce 27% no último ano / Foto: Freepik

Número de assessores de investimentos vinculados a corretoras cresce 27% no último ano

SP segue o Estado com mais agentes e 37% têm entre 26 e 35 anos

Próximo
Baeta Assessoria e Akad Seguros firmam parceria e oferem “Corretor Protegido”
Diretor da Baeta Assessoria, João Arthur Baeta Neves / Foto: Divulgação

Baeta Assessoria e Akad Seguros firmam parceria e oferem “Corretor Protegido”

Trata-se de um seguro de RC Profissional para o corretor de seguros garantir

Veja também