Susep abre consulta pública sobre atuação de corretores de seguros e autorreguladoras

CAPEMISA Seguradora investe em novo sistema de gestão de notas fiscais para levar mais agilidade a Corretores e parceiros / Foto: Trent Erwin / Unsplash
Foto: Trent Erwin / Unsplash

Edital nº 5/2025 trata também das instituições de ensino que realizam curso ou exame para corretores

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou hoje (17), no Diário Oficial da União, o Edital de Consulta Pública nº 5/2025, referente à minuta de Resolução CNSP que dispõe sobre os corretores de seguros, de proteção patrimonial mutualista, de capitalização e de previdência complementar aberta, as entidades autorreguladoras do mercado de corretagem e as instituições de ensino credenciadas a realizar curso ou exame de corretores de seguros.

O objetivo da revisão normativa é consolidar, em diploma único, regras que hoje estão previstas em treze Resoluções do CNSP, além de adequar os atuais regramentos a alterações legislativas recentes.

Nesse sentido, no que se refere ao corretor de seguros, a revisão ora proposta pela Susep incorpora no regramento infralegal as alterações e inovações decorrentes da publicação da Lei nº 14.430, de 2022 e da Lei Complementar nº 213, de 2025.

Com relação às entidades autorreguladoras, buscou-se realizar uma revisão dos atuais normativos, com o intuito de adaptá-los, não apenas às alterações promovidas pelas leis, mas também para refletir as medidas de modernização dos processos de autorizações, à luz do cenário regulatório atual, orientado para simplificação, desburocratização, e pelo fomento à concorrência.

Por fim, a minuta colocada em consulta pública ainda trata da revisão dos regramentos referentes às instituições de ensino autorizadas a promover o exame nacional de habilitação técnico-profissional e/ou o curso de habilitação técnico-profissional para corretores de seguros. Na revisão proposta, a Susep considerou novamente a importância do fomento à concorrência, buscando tornar mais claras e simples as regras para entrada de novas interessadas.

Assim, com o objetivo de conferir transparência à ação regulatória da Susep e assegurar que as partes interessadas possam contribuir para a construção do normativo, a consulta pública estará aberta por 45 dias corridos a contar da publicação do Edital nº 5/2025.

A Consulta Pública está disponível no site da Susep, no Sistema de Consultas Públicas.

Total
0
Shares
Anterior
99Food oferece 50% de desconto no aluguel de bicicletas elétricas para entregadores

99Food oferece 50% de desconto no aluguel de bicicletas elétricas para entregadores

Parceria com Be Bike, Bliv e Riba beneficiará 10 mil pessoas em até 18 meses,

Próximo
Audi eletrifica Baile de 120 anos da Pinacoteca

Audi eletrifica Baile de 120 anos da Pinacoteca

Silvia Braz foi anunciada como nova embaixadora da marca na ocasião

Veja também