2º Fórum IRB(P&D) aconteceu esta semana, na sede do IRB(Re), no Rio de Janeiro
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada por Carlos Queiroz, Diretor de Supervisão Prudencial e de Resseguros, participou ontem (06), no Rio de Janeiro, do 2º Fórum IRB(P&D), que teve como tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações”. O evento foi organizado pelo IRB(P&D), área de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Resseguros do Brasil – IRB(Re), e contou com o apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
O Diretor Carlos Queiroz participou do painel de abertura do evento, que tratou da importância da cooperação entre o setor público, o setor regulador, a indústria de seguros e o mercado de resseguros na construção de uma agenda nacional de resiliência diante de riscos emergentes.
Também participaram da abertura a Coordenadora-Geral de Seguros e Previdência Complementar da Subsecretaria de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Fazenda, Mariana Arozo de Melo; o Presidente da CNseg, Dyogo Oliveira; o Diretor Vice-Presidente de Resseguros do IRB(Re), Hugo Daniel Castilho Irigoyen; e o Presidente do Conselho de Administração do IRB, Mauricio Quintella Lessa.
O fórum ainda debateu temas como riscos climáticos, inovações e novos mecanismos de transferência de risco, como, por exemplo, as aplicações de inteligência artificial na precificação e na análise de seguros e resseguros.
Sobre o evento, Queiroz destacou que “inovar na gestão de riscos é mais do que responder a incertezas, é antecipar futuros possíveis e construir confiança em um mundo em transformação. O Fórum IRB(P&D) é um espaço essencial para essa construção coletiva, onde ideias ousadas encontram propósito, e boas soluções podem ganhar escala”.