Zurich Seguros

Susep participa de evento sobre infraestrutura

time lapse photography of lights
Foto: Guilherme Cunha noUnsplash

Fórum Cenários para a Infraestrutura 2026 foi realizado hoje, em São Paulo

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta, Jessica Bastos, participou hoje (03), em São Paulo, do Fórum Cenários para a Infraestrutura 2026, organizado pela Infra Women Brazil, pela Hiria NürnbergMesse Brasil e pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

O evento buscou criar um espaço de diálogo qualificado, que reuniu líderes públicos, privados e da sociedade civil para discutir o presente e o futuro da infraestrutura no Brasil sob uma perspectiva diversa, conectada e comprometida com impacto real. De acordo com a organização do fórum, “a complexidade do cenário atual exige mais do que obras entregues: exige visão estratégica, capacidade de adaptação e, acima de tudo, respostas conectadas com a realidade das pessoas e dos territórios. Em meio às transições energética, climática, digital e social, planejar infraestrutura é também decidir como queremos viver nos próximos anos, e para quem estamos construindo.”

A diretora Jessica Bastos participou do painel Finanças Resilientes e Gestão de Riscos em Infraestrutura, juntamente com a Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Cristina Pinho; a Chefe do Departamento de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nathalia Saad; e o CEO da Motiva Trilhos, André Salcedo (como moderador).

Em sua fala, Jessica destacou que o seguro desempenha papel central na resiliência financeira das obras de infraestrutura financeira, e vai além da garantia de pagamento de indenização em caso de ocorrência de sinistro. “A própria análise prévia de riscos que se faz durante a subscrição do risco já contribui ajudando na identificação de exposições e adoção de práticas mais seguras. Durante a gestão do contrato, o acompanhamento contínuo dos riscos aumenta a previsibilidade e reduz incertezas. Como resultado, o seguro contribui para aperfeiçoar o ambiente de contratação, tornando operações mais confiáveis, facilitando o acesso a crédito e investimentos e fortalecendo a estabilidade geral do sistema financeiro. E, por fim, contribui para evitar vulnerabilidades financeiras em eventual caso de sinistro”.

Durante o painel, também foram discutidos os instrumentos e modelos inovadores de finanças resilientes; a gestão de risco centrada no território e no usuário; e a diversidade e a governança como fatores de mitigação.

O evento ainda contou com três outros painéis, que tiveram como temas: perspectivas econômicas e geopolíticas para 2026; pipeline de projetos 2026; e planejando infraestrutura com e para pessoas.

Por fim, além dos debates, o evento sediou a 2ª Edição do Prêmio Infra Women Brazil (IWB), que reconheceu as melhores iniciativas que promovem a diversidade e a equidade no setor de infraestrutura.

Total
0
Shares
Anterior
Porto Serviço lança 1ª edição do programa Técnicas do Futuro para capacitar mulheres
Porto / Divulgação

Porto Serviço lança 1ª edição do programa Técnicas do Futuro para capacitar mulheres

Programa vai oferecer treinamento comportamental e técnico em assistências

Próximo
Ausência de cobrança de plano de saúde por empresa ao longo de 20 anos gera gratuidade definitiva
Especialistas discutem parâmetros das decisões do STF em matéria trabalhista / Foto: Tingey Injury Law Firm / Unsplash

Ausência de cobrança de plano de saúde por empresa ao longo de 20 anos gera gratuidade definitiva

A 8ª Turma do TRT da 2ª Região manteve o direito de ex-empregado de montadora de

Veja também