A formação ocorre em Macau e conta com a participação de 3 servidores da Susep
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participa, nos próximos dias, em Macau e na China, da “Ação de formação avançada e visita de estudo para supervisores dos quadros superiores da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL)”, organizada pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM) e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
A iniciativa presta formação a 19 supervisores de seguros da ASEL, provenientes do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, Macau e de Angola, com foco no objetivo de desempenhar um papel de “Plataforma de Serviços Financeiros entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.
Pela Susep, três servidores participam da formação: Carolina Lins e Mello Pereira, assessora técnica da Diretoria de Supervisão Prudencial e de Resseguros (DISUP); Jerônimo Gonçalves Silva, analista do Gabinete da Superintendência (GABIN); e Thales Henrique Pinheiro de Azevedo, analista da Coordenação de Fiscalização de Conduta de Seguros Massificados, Pessoas e Previdência (COFIC).
As atividades tiveram início na última segunda-feira (dia 12) com o seminário “Desenvolvimento e supervisão dos seguros para enfrentar os desafios da nova era”. O seminário debateu em profundidade o desenvolvimento da tecnologia financeira, a inteligência artificial e a transformação digital do setor de seguros, bem como outras questões de ponta.
Estiveram presentes no evento Dra. Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Dr. Xiao Yuanqi, Subdiretor da Administração Nacional de Regulação Financeira (NFRA), Dra. Lau Hang Kun, Presidente Substituta do Conselho de Administração da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), Dra. Filomena Rossana Airosa Manjata, Presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Dra. Ester José, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), bem como cerca de 120 representantes do setor segurador e bancário de Macau.
As atividades de formação da ASEL terão uma duração de cerca de duas semanas, tendo sido convidados representantes da NFRA e da ASF para partilharem com os participantes o desenvolvimento da digitalização e as tendências regulamentares nos mercados de seguros do Interior da China e de Portugal. Além disso, os supervisores de seguros da AMCM e especialistas com vasta experiência nas áreas de fintech e cibersegurança deram seminários e formação aos formandos, explorando temas como a transformação digital da indústria financeira, supervisão da fintech, governança de dados, supervisão de seguros, etc., em linha com as atuais tendências de desenvolvimento e necessidades regulatórias da indústria.
Durante os próximos dias a AMCM também organizará seminários e intercâmbios com a indústria de seguros de Macau, em que os participantes visitarão o “Pavilhão de Exposições da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e, juntamente com a Direção dos Serviços de Desenvolvimento Financeiro da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, organizará visitas a Hengqin, Dongguan e Shenzhen para que os participantes conheçam o mais recente desenvolvimento da tecnologia de seguros no Interior da China.