Evento foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Rio de Janeiro
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) esteve presente no 14º Congresso Brasileiro de Atuária, representada pelo Diretor Airton Almeida, e com participações do Coordenador-Geral César Neves e do Coordenador Carlos Almeida. O evento foi realizado entre os dias 29 e 30 de agosto, no Rio de Janeiro.
Nesta edição, o tema central do evento foi “Horizontes Atuariais: Explorando novas fronteiras tecnológicas”. Reunindo atuários dos diversos setores do mercado brasileiro, o Congresso tem o objetivo de ser uma ferramenta de atualização e visibilidade sobre tendências nos diversos segmentos e como os impactos podem ser mitigados pelo atuário.
O Diretor Airton Almeida foi um dos palestrantes da abertura do evento, ocorrida no dia 29 de agosto, ao lado do Diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Alex Albert Rodrigues; do Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena; do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello; e da Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária, Raquel Marimon.
Em sua fala, Airton destacou que a Susep tem o privilégio de contar com muitos profissionais de atuária. “São eles que nos fornecem a precisão necessária para tomar decisões regulatórias bem-informadas, sustentadas por análises rigorosas e previsões acuradas. A capacidade que os atuários têm de prever riscos e construir modelos que sustentam a viabilidade financeira das seguradoras é vital para a estabilidade econômica e para a confiança de todos no setor”, afirmou o Diretor.
Airton também representou a Susep no painel “Transformação Digital: perspectivas e desafios para o Setor de Seguros e Resseguros”, juntamente com o Diretor da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal, o CEO da Austral Resseguradora, Bruno Freire, e a Diretora do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Fernanda Chaves, que fez a moderação do debate.
O Coordenador-Geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança da Susep, César Neves, participou do painel “Novidades no Setor de Seguro: ORSA e IFRS”, realizado em 30 de agosto. Os demais debatedores foram a Sócia Líder em Seguros e Gestão de Riscos da Mirador, Brenda Trajano; o Atuário e Executivo Sênior, Paulo de Souza José; e o Responsável pelas Soluções de Risk, Fraud & Compliance para América Latina no SAS Institute, Ricardo Saponara.
Já o Coordenador de Regulação de Seguros de Pessoas e Previdência, Carlos Almeida, foi um dos debatedores do painel “Oportunidades de expansão do Mercado Aberto de Anuidades no Brasil”, ocorrido no primeiro dia do evento. Também participaram o Professor de Ciências Atuariais da Universidade de São Paulo, Ricardo Pacheco, e o Diretor da Bradesco Vida e Previdência, Bernardo Castello. A moderação foi realizada pelo Diretor do Instituto Brasileiro de Atuária, Marco Pontes.
O Congresso contou ainda com debates relacionados aos temas: inteligência artificial, riscos climáticos, visão empreendedora, melhores práticas atuariais, desafios atuariais nas decisões judiciais, diversidade e inclusão, entre outros.