Solenidade de diplomação ocorrerá em 3 de março, em Brasília, junto à celebração de 25 anos da Unidade de Inteligência Financeira do Brasil
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), tendo em vista decisão unânime do Plenário do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), será agraciada com o Diploma de Mérito Coaf 2023. O Diploma foi instituído pela Resolução Coaf nº 19/2011 e tem como finalidade homenagear personalidades ou instituições que tenham apoiado o Coaf no desempenho de suas atribuições institucionais ou realizado relevantes serviços, trabalhos ou estudos na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP).
“Parabenizo a Susep por essa merecida homenagem, concedida a cada ano a personalidades ou instituições, de acordo com os seguintes critérios: realização de relevantes serviços, trabalhos ou estudos na prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo, ou que tenham beneficiado ou apoiado o Coaf no desempenho de suas atividades; e prática de ato, contribuição para fato ou exercício de função que justifiquem a prestação de homenagem especial”, declarou o presidente do Coaf, Ricardo Liáo, por meio de ofício enviado à Autarquia.
O Superintendente interino da Susep, Carlos Queiroz, destaca o reconhecimento para a Autarquia com a diplomação: “é uma honra e alegria saber que estamos contribuindo e trabalhando de forma alinhada no controle de atividades financeiras. Registro os nossos mais sinceros agradecimentos pelo prêmio em nome da Susep e parabenizo os servidores da instituição por esse reconhecimento, especialmente os que atuam ou já atuaram nesse tema”.
A solenidade de diplomação ocorrerá no dia 3 de março de 2023, em Brasília, ocasião em que também será celebrado o aniversário de 25 anos do Coaf. Na programação estão previstas apresentações sobre a evolução do sistema brasileiro de prevenção à lavagem de dinheiro nos 25 anos do Coaf, e a atuação do Coaf na visão de seus ex-presidentes, além da solenidade de diplomação.
A Susep será representada pela Coordenadora-Geral de Supervisão Consolidada Myrian Neves, acompanhada do Coordenador Saulo Valle, e do Analista Técnico Gustavo Dias.
Vale lembrar que em 2022 o Diploma de Mérito Coaf foi outorgado à servidora Cidice Hasselman, Coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Susep.
Em 2023, será entregue às seguintes instituições:
- Advocacia-Geral da União (AGU);
- Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Banco Central do Brasil (BCB);
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Controladoria-Geral da União (CGU);
- Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP);
- Ministério das Relações Exteriores (MRE); VIII – Polícia Federal (PF);
- Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);
- Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB);
- Superintendência de Seguros Privados (Susep); e
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Coaf
O Coaf, criado pela Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro), e reestruturado pela Lei nº 13.974, de 7 de janeiro de 2020, é a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Brasil. Desempenha o papel de autoridade central do sistema de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP), especialmente no recebimento, análise e disseminação de informações de inteligência financeira.