Iniciativa visa a despertar o interesse de jovens nas Ciências Exatas e Ciências Atuariais
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) recebeu no último dia 19 de dezembro, na sede no Rio de Janeiro, a visita de 15 jovens, alunos de pré-vestibular, do Projeto Social Atuários do Futuro, que visa a despertar o interesse de jovens em situação de vulnerabilidade social nas Ciências Exatas e Ciências Atuariais.
Representando a Susep, participaram o Diretor Airton Almeida e os Analistas Técnicos, formados em ciências atuariais, Cesar Neves, Leonardo Machado, Bárbara Gomes e Eduardo Altieri. Também compareceram a Coordenadora de Educação da ONG Redes da Maré, Alessandra Pinheiro, o Diretor Financeiro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Gabriel Sátyro, e o Consultor de Educação da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), André Nunes. Pela Prudential do Brasil, estiveram presentes o Vice-Presidente de Jurídico, Antonio Rezende, a Vice-Presidente de Pessoas, Gabriela Al-Cici, e a Gerente de Sustentabilidade, Mariana Simões.
A abertura institucional do evento foi realizada pelo Diretor Airton Almeida, que apresentou a missão, visão e principais atribuições da Autarquia no setor de seguros. Airton destacou, ainda, a importância da participação dos jovens em projetos como o Atuários do Futuro. “Agradecemos por estarem conosco neste momento de troca e aprendizado. Vocês são o futuro do nosso Brasil e podem também representar o futuro da atuária e do setor de seguros”.
Já Cesar Neves, que é Coordenador-Geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança, explicou aos jovens sobre o dia a dia da profissão e falou sobre a relevância do atuário na supervisão do mercado.
Em seguida, os Analistas Técnicos detalharam um pouco mais sobre a profissão e sobre como os jovens podem se preparar para o futuro.
Cada uma das instituições presentes também pôde se apresentar e os jovens tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar suas expectativas.
Atuários do Futuro
Lançado em 2023, o projeto Atuários do Futuro incentiva jovens do ensino médio a seguirem carreiras de Exatas, com foco em Ciências Atuariais. Em parceria com a Brazil Foundation, ONG Redes da Maré e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), o projeto cria oportunidades de acesso à universidade e ao mercado de trabalho. São três pilares de investimento social: pré-vestibular exclusivo para alunos interessados em cursar Ciências Exatas, concessão de bolsas de estudos para jovens universitários e apoio à entrada ao mercado de trabalho.