Durante o tradicional almoço promovido pelo Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP), realizado recentemente com o tema “Inovação, Política Nacional de Acesso e Seguro de Vida”, a diretora da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Julia Normande Lins, destacou os avanços e desafios da autarquia na regulamentação do setor, especialmente frente às novas legislações que impactam diretamente o mercado.
Em entrevista ao Universo do Seguro, Julia ressaltou que o diálogo entre a Susep e o mercado segurador é um processo contínuo, que remonta ao início da atual gestão. “Um dos pontos iniciais desse diálogo se deu mais fortemente com a criação do grupo de trabalho de seguros Novo Pacto e Neodigitalização, onde conseguimos reunir tanto entidades da sociedade civil, como governo e representantes do próprio mercado segurador”, destacou.
Segundo a diretora, esse movimento foi fundamental para impulsionar a discussão sobre modernização do setor, culminando na aprovação de duas importantes legislações: a Lei 15.040, que estabelece novas diretrizes para o contrato de seguro, e a Lei Complementar que trata da regularização de operações antes consideradas irregulares, como as ligadas à proteção patrimonial mutualista e à atuação das cooperativas em diversos ramos do seguro.
“A tarefa para 2025 é muito árdua”, afirmou Julia, ao comentar sobre o trabalho da Susep na regulamentação dessas novas normas. Ela reconheceu as limitações de recursos humanos na autarquia, mas reforçou o compromisso com a transparência e a participação social: “As normas vão sair, serão discutidas publicamente, como sempre fizemos ao longo dos anos em que estamos exercendo essa função”.

Julia também enviou um recado direto ao mercado segurador e aos participantes do CVG-SP: “Nada fugirá do que já estamos dialogando com o mercado sobre a democratização, o acesso ao seguro e todas as questões que envolvem este setor”.
O encontro reforçou a importância do comprometimento institucional da Susep com a modernização do seguro de vida no Brasil, num momento em que o país avança para ampliar o acesso à proteção securitária, garantindo mais segurança jurídica e novas oportunidades para operadores e consumidores.
Confira mais imagens – Almoço do CVG-SP com Julia Normande Lins, Diretora da Susep