Novo serviço da HRtech contribui para a padronização dos processos e já ajudou mais de 190 unidades da The Coffee em suas contratações
Com o objetivo de apoiar o segmento de franquias na padronização dos processos de recrutamento e enfrentar os desafios relacionados à seleção de pessoas, a Taqe, HRTech que reúne candidatos, empregadores e parceiros educacionais, acaba de lançar o Taqe Franquias, conjunto de funcionalidades e modelo comercial específicos para este segmento. Com a solução, a startup dribla desafios dos franqueadores, como ter uma plataforma única de recrutamento e seleção para todas as unidades franqueadas, e estabelece um único critério para triagem de candidatos, melhorando a qualidade das contratações. Além disso, oferece duas formas de cobrança, visando o maior conforto financeiro dos franqueadores.
“Chegamos para somar como um aliado nos processos seletivos para esse ramo de empresas, por isso foram desenvolvidos dois modelos de cobrança. No primeiro modelo, a franqueadora oferece a Taqe no seu pacote fechado, ou seja, já inclui a plataforma nos custos e serviços padrão para os franqueados. No segundo modelo, permite a divisão dessa conta, com um custo mínimo para a franqueadora e outra parte do pagamento sendo realizado por cada unidade franqueada, com CNPJ separado. O interessante desta segunda opção é que todo mundo paga um pouquinho e não pesa financeiramente para as franqueadoras, que são o público principal da nova solução”, explica Ana Correa, cofundadora da Taqe.
Vale ressaltar que, a partir do momento em que têm acesso ao banco de talentos da franqueadora, os franqueados podem trabalhar de forma mais ágil e sem grandes dificuldades. Neste cenário, a HRtech ajuda não apenas a padronizar, mas também facilita o fluxo de recrutamento e seleção, a partir do acesso prático a perfis pré-triados.
“A Taqe está preparada para apoiar RHs de empresas de todos os segmentos. Mas não é por isso que vamos parar de inovar e oferecer ao mercado soluções que resolvam dores específicas, como é o caso das franquias. A partir da triagem com testes gamificados, uma linguagem simples e apropriada para candidatos interessados em trabalhar neste tipo de negócio, o franqueado acessa listas com rankings de pessoas candidatas, de acordo com os critérios e pesos estabelecidos pelos especialistas em RH da franqueadora. A partir daí, pode escolher quem quer convidar para a entrevista, já sabendo que essas pessoas encontram-se no perfil ideal para trabalhar em seu negócio. Dessa forma, a operação é facilitada e ele pode focar no que realmente importa: fazer o negócio crescer”, destaca Renato Dias, cofundador e CEO da Taqe.
Os primeiros resultados são animadores: a plataforma foi utilizada por 194 lojas da franquia The Coffee, em 49 cidades, que já acumulou um banco de talentos com mais de 8 mil candidatos. Em janeiro, quando a plataforma passou a ser utilizada em sua totalidade, houve um aumento de 76% no número de contratações..
“Tínhamos o desafio de apoiar nossos franqueados no processo de recrutamento e seleção de talentos para nossas lojas. Para o segmento de franquias, a aderência ao perfil e qualidade nessa contratação faz toda diferença no atendimento ao cliente, na produtividade do negócio e, falando mais especificamente em RH, no turnover, que é algo delicado para qualquer varejo”, pontua Fabiana Todeschini, Head of People na The Coffee.
Além da alta na quantidade de contratações, a pesquisa sobre a plataforma de recrutamento, respondida pelos franqueados da The Coffee, apontou uma melhora de 80% em relação à plataforma anterior. “Saímos de ‘não estou satisfeito’ com a solução antiga para ‘muito satisfeito’ com a Taqe, o que corrobora o crescimento observado nas admissões”, comemora Fabiana.