Tecnologia a serviço do combate a fraudes em seguros

Rafael D'Alessandro, CEO da iBlue / Foto: Divulgação
Rafael D’Alessandro, CEO da iBlue / Foto: Divulgação

Somente em 2022, o setor de saúde suplementar registrou prejuízo de mais de R$ 10 bilhões

Fraude em seguros é um problema crescente que custa bilhões de dólares para empresas em todo o mundo. No Brasil, somente em 2022, o setor de saúde suplementar registrou prejuízo de mais de R$ 10 bilhões, o que deu um peso ainda maior aos custos trazidos por fraudes.

Com o uso de tecnologias avançadas, as seguradoras são capazes de identificar padrões de comportamentos suspeitos para detectar fraudes de forma mais precisa e rápida. Junto ao SAS, a consultoria de tecnologia iBlue, que atua em segmentos como o de seguros, implementou uma solução para ajudar empresas a prevenir e combater atitudes fraudulentas.

“Desde 2022, trabalhamos com soluções antifraude e detectamos cerca o equivalente a R$ 10 milhões em atividades suspeitas. Hoje, utilizando a plataforma SAS e recursos de inteligência artificial (IA), analytics e gerenciamento de dados, conseguimos criar soluções personalizáveis de acordo com as necessidades do negócio, a fim de evitar e reduzir o número de fraudes e prejuízos”, explica o CEO da iBlue, Rafael D’Alessandro.

A plataforma antifraude permite garantir a autenticidade de documentos, investigar sinistros, verificar identidade e informações fornecidas por segurados, além de avaliar rigorosamente os riscos.

Tipos de fraudes a serem combatidos

  • De documentação: quando a documentação fornecida para solicitação do seguro é falsa ou contém informações enganosas como número de seguro social.
  • De prêmio: quando o segurado fornece informações falsas para obter taxa de prêmio menor do que a que seria cobrada corretamente.
  • De sinistro: quando o segurado tenta obter abrangência para uma perda que não está coberta pelo seu contrato de seguro ou para perda que ocorreu antes da data de início do contrato.
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