De acordo com a MV, a ferramenta otimiza o tempo para marcar mais consultas
Atualmente, a sociedade visa economizar o tempo e resolver as situações com praticidade. Dessa forma, é quase redundante dizer que a espera incomoda. E isso não é diferente quando se trata de atendimento médico.
Com isso, o tempo de espera, dificuldade no encaixe de agendas e profissionais não disponíveis são alguns dos obstáculos enfrentados pelos pacientes que procuram marcar procedimentos pelos métodos tradicionais.
Uma das tecnologias promissoras na área da saúde é o agendamento online, a função possibilita por meio da tecnologia que o processo para marcar consultas seja feito de maneira rápida, melhorando a rotina dos hospitais e permitindo uma participação mais ativa do paciente. Assim é possível ter acesso às funcionalidades de uma agenda física, mas no ambiente digital.
Muitos hospitais ainda possuem o sistema de agendamento convencional, na qual o processo pode se tornar mais demorado dependendo do volume de pacientes que desejam marcar uma consulta presencial. Com o agendamento online, os pacientes podem agendar consultas com autonomia, sem precisar entrar em contato com algum recepcionista do consultório ou hospital. Além disso, as consultas podem ser marcadas no site ou no aplicativo da operadora de saúde.
O agendamento online também influencia diretamente na marcação de retornos, já que muitas vezes as pessoas não marcam a volta ao médico por diversas razões e a tecnologia é uma aliada do paciente, já que cumpre a função de enviar lembretes automáticos referentes a confirmações e remarcações de consultas, por exemplo.
O Diretor de Inovação da MV, Emerson Zarour, ressalta que a solução pode gerar diversos benefícios nos hospitais, clínicas e laboratórios. “Para qualquer instituição de saúde, o auto-serviço representa um grande diferencial no engajamento e empoderamento do cliente no cuidado da sua saúde, refletindo em satisfação, retenção e performance financeira”, afirma.
Entre os principais desafios do agendamento tradicional estão: longas esperas, conflitos de horários, disponibilidade limitada, faltas e não comparecimentos, dificuldades na comunicação e falta de visibilidade para os pacientes. De acordo com Zarour, o agendamento online otimiza boa parte do tempo, permitindo agendar mais consultas e haver mais disponibilidade de horários. “O uso da solução reduz em mais de 70% custos com infraestrutura e mão-de-obra”, diz.
Uma das empresas que investem em ferramentas para a saúde é a MV, a multinacional líder
em transformação digital na saúde, possui a Global Health, um ecossistema de soluções pensado especialmente para garantir uma jornada do paciente completa e que atenda às suas necessidades. Como parte da Global Health, o módulo Agenda traz o controle do agendamento médico aos pacientes, que têm autonomia para marcar as suas próprias consultas e exames, por meio do aplicativo para agendamento online.
Para médicos e hospitais, o Agenda traz benefícios que tornam o agendamento online um processo prático e rentável. Um deles é a configuração “white label”, que oferece experiência personalizada ao paciente por meio de configurações específicas como nome, cor e funcionalidades desejadas. O agendamento online é feito rapidamente e tem tempo médio de 12 minutos.