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Tecnologia multibiométrica reduz fraudes no setor de seguros em mais de 99%

Carlos Chavarría, CEO da NAAT Tech / Foto: Divulgação
Carlos Chavarría, CEO da NAAT Tech / Foto: Divulgação

Com seguradoras de peso internacional no portfólio como Metlife, Prudential, Amex Seguros, HSBC Seguros e AXA, a mexicana referência global em soluções para identificação remota traça uma meta ambiciosa: crescer 300% só no Brasil até o fim de 2024

Cada vez mais pessoas vivem seu dia a dia no ambiente digital, seja em atividades de trabalho ou lazer. Para suprir a demanda, o setor de serviços é um dos mais demandados, ainda mais com a chegada das IAs. Como consequência natural, crescem também os casos de fraudes digitais e o segmento de seguros está entre os mais afetados.

Empresa espera crescer 300% no Brasil até o fim de 2024

Com o início das operações no México marcado pelo foco no mercado financeiro, a NAAT Tech (ex-NA-AT Technologies), atingiu o patamar de ser um dos principais players globais especializados em soluções voltadas à validação de identidade.“Com 18 anos de experiência adquirida a partir da nossa atuação em tantos países e segmentos, a nossa missão continua sendo entregar tecnologias garantidoras que o usuário seja quem diz ser, protegendo a identidade de todas as pessoas envolvidas”, afirma o CEO da NAAT Tech, Carlos Chavarría.

As soluções criadas pela empresa têm como foco a aceleração da digitalização dos processos, validando a identidade dos clientes de forma segura. A empresa garante que os usuários sejam quem afirmam ser, independentemente de sua localização, oferecendo ferramentas mais seguras do que os métodos tradicionais de verificação de identidade. “Proporcionar essa segurança já é será cada vez mais essencial, pois junto com o aumento das transações online, cresce também o número de casos de fraude, conseguimos proteger os nossos clientes e a identidade de todas as pessoas envolvidas”, complementa o executivo.

Desenvolvidas para ajudar na validação de identidades em procedimentos remotos, todas as tecnologias são patenteadas e certificadas internacionalmente. Divididas nas áreas de Biometric Agreements, CCUX Onboarding e Multibiometric Cloud, juntas estão presentes em mais de 70% do setor financeiro mexicano e nos mais de 300 clientes da empresa ao redor do mundo.

IAs são a “bola da vez” no combate às fraudes

A revolução promovida pela chegada das Inteligências Artificiais também vem sendo pensada para o combate às fraudes. “Com soluções ajudadas pelas IAs, as seguradoras têm agora como otimizar melhor seus recursos e identificar padrões e comportamentos suspeitos com mais precisão. Além disso, podem criar modelos preditivos em tempo real que priorizem casos com maior probabilidade de fraude”, sinaliza o CEO.

Contudo, a importância de um olhar ético e cuidadoso na utilização de IAs também é lembrado pelo CEO. “A privacidade dos dados dos clientes deve ser respeitada, e as seguradoras devem garantir total conformidade com as regulamentações de proteção de dados. Deste modo, é imprescindível contar com parceiros que tenham expertise em tecnologias antifraude e que invistam no desenvolvimento de ferramentas confiáveis”.

Casos de fraudes digitais explodem no Brasil e exterior

Diversos estudos apontam que as fraudes digitais já são uma realidade na vida dos brasileiros. Um deles, o Consumer Pulse, realizado trimestralmente pela consultoria Transunion para medir hábitos e comportamentos dos consumidores.

No último levantamento referente ao segundo trimestre de 2022, 27% dos entrevistados afirmam ter sido vítimas desse tipo de fraude no período, o que representa um aumento de três pontos percentuais em relação aos resultados do primeiro trimestre daquele ano.

Outro tema bastante sensível para a grande maioria dos brasileiros é o uso dos dados pessoais e financeiros no digital. 85% dos inquiridos declararam ter preocupação quando compartilham informações pessoais. O medo de ter a identidade roubada para 72% e a preservação da privacidade para 74% estão entre as principais causas apontadas.

De acordo com a análise trimestral de fraudes – realizada também pela Transunion – , por exemplo, o Brasil teve um aumento de 20% no volume de tentativas de realização de fraudes no ambiente virtual só em 2022. E pelo segundo trimestre seguido, o setor de seguros foi o que registrou o maior aumento ano a ano (159%) na comparação com o mesmo período de 2021.

Na mesma esteira, outros números mostram o crescimento do setor. De acordo com a Federação Interamericana de Seguradoras, o setor de seguros cresceu 11% em 2022, com prêmios subscritos alcançando a marca de 68 bilhões de dólares. Mais de 74% deste total correspondem a seguros de acidentes, pensões, acidentes de trabalho, saúde e vida. Além disso, segundo estudo realizado pela Latino Insurance Online, o setor de seguros brasileiro já representa mais de 42% da arrecadação de seguros na América Latina.

No radar das seguradoras

Para o setor de Seguros, a NAAT Tech criou ferramentas exclusivas, dentre elas Biometric Agreements + Background Checks, Video Conferencing Insurance Claims Solutions e o NAAT Insurance Claims: Automatic. Essas ferramentas foram desenhadas com o objetivo de combater fraudes de identidade no processo de sinistros e acelerar a transformação digital do setor, contribuindo para o aumento do volume de vendas.

Foco total no Brasil

Chavarría mostra-se otimista quanto à contribuição da NAAT para o mercado brasileiro e afirma estar convencido do alto potencial de redução dos altos índices de fraudes ocorridos no setor de seguros e tantos outros no país. Segundo dados da empresa, as soluções criadas reduzem em mais de 99% os casos de fraude por roubo de identidade.

“Chegamos ao Brasil com um propósito muito claro: ajudar as empresas que atuam em território nacional a protegerem seus clientes com a mesma segurança e inovação já vivenciadas em outras partes do mundo onde estamos presentes”, diz o CEO.

Com um faturamento total próximo aos US$22 milhões no ano passado, o Brasil está sendo visto desde o início de 2023 como seu principal foco para expandir as operações. Haja vista a meta definida até o fim de 2024: crescer 300% por aqui e 400% na soma dos demais países da América Latina.

“Nossa tecnologia, presente desde a contratação até as reclamações, integra validação biométrica e assinatura digital. Esta inovação não só agiliza os procedimentos, mas também desencoraja os fraudadores. Sobre o ROI, posso afirmar que é de 100%, pois o custo de implementação de nossas tecnologias é muito menor do que o custo da fraude. E facilitar que cada vez mais seguradoras e empresas de outros setores possam se beneficiar das tecnologias que temos à disposição é o nosso grande objetivo ”, finaliza o CEO.

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