Tecnologia no transporte refrigerado garante a integridade de medicamentos e vacinas

Foto por: Towfiqu barbhuiya/ Unsplash Images
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Soluções avançadas de controle de temperatura e monitoramento remoto são essenciais para manter a segurança e qualidade de produtos farmacêuticos

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a distribuição de medicamentos e vacinas é uma operação logística de alta complexidade. Garantir a integridade e a segurança deste tipo de produto até que ele chegue no consumidor final depende de uma operação de transporte e distribuição refrigerada bastante eficiente, um elo invisível, porém, essencial para manter a qualidade dos medicamentos até o usuário final.

Preservar vacinas e fármacos em temperaturas específicas – que devem ser mantidas entre +2 °C e +8 °C ou a −20 °C dependendo do tipo de produto – é uma condição não negociável para este mercado. A Thermo King, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de produtos farmacêuticos, destaca a importância dessa operação e como suas tecnologias respondem aos desafios do setor de saúde.

“Atravessar um país com a dimensão do Brasil, suas variações climáticas e condições de estrada, torna cada etapa da cadeia fria um desafio. Um medicamento que sai da temperatura ideal perde sua eficácia, e isso é inaceitável quando a saúde ou uma vida depende dele”, alerta Vinilton Souza, Líder de Serviços e do Centro de Treinamento na América Latina da Thermo King.

Falhas na manutenção das temperaturas adequadas durante o transporte resultam em perdas que vão muito além do aspecto financeiro. Quando medicamentos e vacinas são expostos a temperaturas inadequadas podem ter sua eficiência afetada, perder a potência ou, simplesmente, tornar-se ineficazes, comprometendo o tratamento e a saúde dos pacientes.

É essencial que os produtos farmacêuticos sejam mantidos na temperatura indicada pelo fabricante durante toda a cadeia de fornecimento, e não apenas nos armazéns ou hospitais, mas desde o local em que são produzidos até o consumidor final. “Os equipamentos de refrigeração usados para transportar esses produtos devem ser robustos e confiáveis para suportar as adversas condições de um país tão grande como o Brasil”, reforça Souza.

Os produtos da Thermo King são projetados para operar em condições ambientais extremas e ainda assim garantir o controle de temperatura interna do caminhão. Dentre as inovações mais relevantes para o setor farmacêutico, destaca-se a telemetria, que permite acompanhar em tempo real não só a localização do veículo, mas também a condição do equipamento e, mais importante, a temperatura exata dos produtos. Além disso, é possível customizar o equipamento de refrigeração do caminhão para atender a demanda do cliente e evitar erros de operação. “Podemos, por exemplo, criar um perfil para insulina, definindo como o equipamento deve operar e qual a faixa de temperatura deve ser mantida. Caso a temperatura do baú fique fora dessa faixa pré-definida, o motorista e/ou o responsável pelo medicamento é avisado imediatamente para tomar ações rápidas”, explica Vinilton Souza.

monitoramento remoto, feito via site ou aplicativo, é uma ferramenta preventiva que permite a configuração de alertas para anomalias, como desvios de temperatura ou baixo nível de combustível do equipamento, que são enviados por e-mail ou SMS aos envolvidos na operação, ajudando a evitar perdas e garantir a qualidade.

Além do controle preciso da temperatura (PTC – Precise Temperature Control), os equipamentos oferecem um maior fluxo de ar que garante a rápida redução e o melhor controle da temperatura interna do baú.

Pensando no futuro, a Thermo King investe em eletrificação tecnologia híbrida leve, que reduzem o consumo de combustível em até 30% e as emissões de CO2. Além disso, a empresa adota novos fluidos refrigerantes que são 45% menos agressivos ao meio ambiente do ponto de vista do aquecimento global, além de ampliar os intervalos de manutenção, contribuindo para a redução da pegada de carbono dos clientes.

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