Além do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, professor Rafael Chanin e a aluna Erlane Alves dos Santos foram premiados no Triple E Awards 2025, em Praga
A PUCRS foi reconhecida em três categorias do prêmio Triple E Awards 2025, um reconhecimento global que destaca os esforços em prol do empreendedorismo e do engajamento em pautas ESG nas universidades. O Tecnopuc foi eleito o Melhor Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo Global do Ano. Rafael Chanin, assessor da Superintendência de Inovação e professor da Escola Politécnica da PUCRS, foi eleito o segundo Educador de Empreendedorismo do Ano, e a pesquisadora e empreendedora Erlane (Lane) Alves dos Santos ficou em quarto lugar na categoria Acadêmica Engajada do Ano. Lane ainda foi a vencedora na categoria People’s Choice Awards, em que o público, por meio de voto e engajamento nas redes sociais, escolhe entre todos os candidatos do prêmio. A divulgação dos vencedores aconteceu nesta quinta-feira (11) em Praga, capital da República Checa.
A premiação reconheceu a trajetória da inovação e empreendedorismo da Universidade, da sala de aula à criação de novos negócios que atendam demandas da sociedade, materializando a missão da PUCRS de transformar conhecimento em desenvolvimento social por meio da educação integral, preparando pessoas para mudar o mundo para melhor.
Para Flávia Fiorin, diretora do Tecnopuc, o reconhecimento reflete o esforço da universidade em fazer da inovação um propósito que permeia todas as iniciativas de formação acadêmica, da graduação à pós-graduação. Além disso, ela destaca que o prêmio evidencia o ecossistema da PUCRS como uma referência internacional e como exemplo de um ambiente que favorece a experimentação e apoia talentos.
“É uma chancela de que a gente está com um olhar global bastante apurado, porque estamos entre grandes universidades, entre grandes ecossistemas de inovação, e com um olhar do qual não abrimos mão: o de beber dessas fontes tão diversas e refletir sobre como transpor isso para a nossa realidade. Então, para nós, é tão importante ser reconhecido internacionalmente quanto impactar localmente”, afirma Flávia.
O Triple E Awards é o primeiro prêmio a focar especificamente em diferentes dimensões da terceira missão das universidades, que é a transferência ativa de conhecimento, tecnologia e inovação para a sociedade, para além do ensino e da pesquisa tradicionais. Em 2023, o Tecnopuc já esteve entre os melhores do mundo, sendo reconhecido como um dos melhores Ecossistemas de Inovação e vencedor do People’s Choice Award. O prêmio é organizado pelo Conselho de Credenciamento para Universidades Empreendedoras e Engajadas (ACEEU, na sigla em inglês), com sede na Alemanha, composto por especialistas de renome mundial. É o único órgão de garantia da qualidade com atuação global, focado no reconhecimento do engajamento (geração de impacto social e ambiental) e do empreendedorismo no Ensino Superior.
Professor e pesquisadora empreendedora premiados
O professor Rafael Chanin, eleito o segundo Educador de Empreendedorismo do Ano, vê o prêmio como um reconhecimento que traduz o esforço da PUCRS em fornecer toda a estrutura e ecossistema necessários para que os professores possam desempenhar seu papel da melhor forma possível. No caso do empreendedorismo, por exemplo, ele ressalta a possibilidade de instigar os alunos desde a sala de aula até a concretização de ideias em negócios reais. Chanin é uma das lideranças da PUCRS na Apple Developer Academy e no programa Tic em Trilhas (projeto nacional de desenvolvimento de talentos em tecnologia e design, disponibilizado de forma on-line e gratuita.
“É muito gratificante receber esse prêmio. Eu entendo que ele acaba sendo um prêmio pessoal, mas, na verdade, é o resultado de um apoio coletivo que a gente tem em todas as esferas da PUC e que fez com que a gente conseguisse alcançar os resultados que atingimos. Fico muito feliz por estar representando a PUCRS nessa premiação”, disse Rafael.
Formada em Direito pela PUCRS e sendo a primeira pessoa de sua família a frequentar o ensino superior, a doutoranda e empreendedora Erlane (Lane) Alves dos Santos encontrou na universidade o ambiente ideal para desenvolver seu potencial empreendedor. Hoje, ela é CEO e cofundadora da Gendrify ID, plataforma unificadora de apoio à comunidade LGBTQIAP+, liderando uma equipe de 10 pessoas. Sua trajetória na universidade começou no mestrado em Ciências Criminais, o único do Brasil. Ela participou do Torneio Empreendedor, integrou o Programa Hangar — que explora oportunidades de negócios a partir da pesquisa da pós-graduação —, participou do Programa Garage (programa modelagem de negócios do Tecnopuc), teve suporte técnico da Agência Experimental de Engenharia de Software da Escola Politécnica no desenvolvimento do seu negócio, e hoje cursa o doutorado na Escola de Negócios.
Lane afirma que a PUCRS e o Tecnopuc transformaram sua visão de mundo e seu entendimento sobre o impacto social que pode gerar. Sobre os prêmios, ela afirma que são um estímulo importante:
“É de fato um reconhecimento de que vale a pena, apesar de toda a dificuldade que é ser uma mulher pesquisadora no Brasil. Desde cedo eu apostei na educação como um instrumento de transformação da minha vida. Então, poder receber um reconhecimento de que, além de transformar a minha vida, eu estou conseguindo também impactar a sociedade positivamente através desse conhecimento é de fato uma mega validação de que eu estou no caminho certo, de que vale a pena seguir em frente”, afirma Lane.