Telemedicina facilita o acompanhamento médico de maneira preventiva, um dos principais requisitos para garantir uma boa saúde
A saúde está diretamente ligada à qualidade de vida de uma pessoa. Ela abrange o equilíbrio entre diversos aspectos, como o bem-estar físico, mental e social, por exemplo.
Cuidados básicos, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável estão entre alguns dos principais hábitos para se obter uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais saúde e vitalidade.
Entretanto, um dos principais requisitos para garantir uma boa saúde é o acompanhamento médico de maneira preventiva. Fazer consultas rotineiras é a única maneira de detectar doenças sem sintomas precocemente, o que aumenta as chances de cura e tratamento. Assim, torna-se possível prevenir o diagnóstico de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer ou problemas cardíacos, por exemplo.
De acordo com o Johnson Memorial Health, um terço de todas as vítimas de ataque cardíaco não recebe nenhum aviso. O acompanhamento regular de um médico “às vezes pode ser a diferença entre a vida e a morte”, destaca a instituição em artigo.
A saúde é a base para a plena existência humana. Sem ela, não conseguimos estudar, trabalhar ou desempenhar demais tarefas diárias com energia e disposição.
Mas afinal, o que é a telemedicina?
Embora já exista há algum tempo, a telemedicina ganhou grande protagonismo durante a pandemia de coronavírus. A modalidade facilitou o acompanhamento por médicos generalistas e especialistas no período de distanciamento social. Além disso, a prestação remota de serviços de saúde encurta distâncias e ajuda a conciliar a correria do dia-a-dia com os cuidados com a saúde.
A telemedicina é uma área específica da telessaúde, que abrange o processo de monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames, segundo o IPEA.
A prática funciona através do uso de recursos de tecnologia e telecomunicações para a troca de informações em diferentes níveis de atenção à saúde, conforme destaca o Portal da Indústria. Desta forma, os profissionais de saúde permitem a confirmação de resultados, a consulta à opiniões de outros especialistas e até mesmo no auxílio remoto a um procedimento cirúrgico, por exemplo.
A Lei nº 14.510, de 27 de dezembro de 2022, regulamenta a prática da telessaúde em todo o território brasileiro. A legislação garante que “os atos do profissional de saúde, quando praticados na modalidade telessaúde, terão validade em todo o território nacional”.
Atendimento à distância oferece resolução em 80% dos casos
Em entrevista ao Portal Hospitais Brasil, o Dr. Leonardo Jorge Cordeiro de Paula, explica que “mais de 80% dos casos podem ser resolvidos pela telemedicina”. Esse índice pode chegar a 95% em algumas das principais causas de queixas dos pacientes, segundo o especialista – que é diretor técnico e acadêmico da Escola Brasileira de Medicina (Ebramed), especialista em Gestão de Saúde e Educação e cardiologista clínico do Instituto do Coração (Incor).
A eficiência da telemedicina fica evidenciada através das mais de 7,5 milhões de consultas realizadas nesta modalidade entre 2020 e 2021, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (ABTMS). Outro destaque se dá pelo alto índice de satisfação dos pacientes. De acordo com levantamento da AsQ realizado com 1016 pessoas, 89% declararam que voltariam a usar o atendimento remoto caso necessitem fazer uma consulta médica. Além disso, 87% disse que não precisou buscar atendimento presencial após a consulta remota.
Telemedicina facilita cuidados com a saúde
Com a telemedicina, torna-se possível acessar mais rapidamente os serviços de saúde, sem precisar esperar semanas ou meses para marcar uma consulta. Além disso, este tipo de atendimento traz mais conveniência e comodidade, uma vez que não é preciso se preocupar com o transporte ou tempo de deslocamento a um consultório ou hospital.
Neste sentido, a Europ Assistance Brasil conta com dois modelos de serviço para tornar essa jornada na busca por uma boa saúde ainda mais tranquila: orientação em saúde e teleconsultas.
Na orientação em saúde, enfermeiros com experiência em emergências orientam o melhor procedimento a ser adotado após realização de anamnese (diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença). Todo o processo conta com o auxílio de algoritmos e tem supervisão de médicos. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com atendimento via 0800, videochamada ou chat.
Já as teleconsultas contam com videochamadas realizadas com um médico. Trata-se de uma ótima opção para quem precisa de orientações e até mesmo medicamentos, visto que é permitida a prescrição de medicamentos, exames e atestados.
Outra vantagem oferecida pela Europ Assistance Brasil aos clientes é uma rede médica e odontológica de descontos, com acesso a consultas e exames. Assim, torna-se possível realizar consultas e exames médicos, além de consultas e exames odontológicos, em atendimento particular com preços reduzidos.