Europ Assistance Brasil

Temperaturas baixas exigem cuidados com o veículo

As baixas temperaturas do inverno podem trazer alguns transtornos para os motoristas, especialmente no sul do país, onde as temperaturas são menores. Um exemplo disso é a viscosidade do óleo do motor, que fica mais grosso com o frio. Com isso, o carro passa a exigir mais da bateria para fazer este óleo circular, tornando a partida um pouco mais lenta. No entanto, algumas medidas podem ajudar os motoristas a não passarem por apuros. A principal é manter a manutenção do veículo em dia. A HDI Seguros indicou outros cuidados que podem ser tomados:

  • Mantenha o reservatório para gasolina ou etanol sempre cheio, com combustível novo e de boa procedência. Em uma manhã fria ou quando o veículo ficou muitos dias parado, ele pode demorar mais do que o comum para pegar. Nesses casos, o tanque de gasolina que auxilia a partida é acionado, quando são registradas temperaturas abaixo dos 15 graus.
  • Sempre cheque o reservatório de partida a frio. O etanol exige temperaturas mais elevadas do que a gasolina para mudar seu estado físico durante a queima e, assim, garantir o acionamento do motor. No caso de carros com abastecimento a gasolina, ele garante a partida do automóvel, mesmo em dias mais frios, porque injeta o combustível extra diretamente na câmara de combustível para que ocorra a combustão.
  • No inverno, a bateria pode ter um desgaste maior pois vai necessitar de uma amperagem alta para funcionar e, com baixas temperaturas, a sua capacidade de armazenamento pode ficar comprometida. Por isso, a dica é ligar o carro por pelo menos 10 minutos, mesmo nos dias em que o veículo não será usado. Isso auxilia a manter o bom funcionamento da bateria.
  • Os pneus também exigem atenção no frio, já que podem ter sua pressão alterada. Rodar com pneus parcialmente murchos aumenta o consumo de combustível. Calibre os pneus com frequência e verifique seu estado de conservação, pois pneus desgastados aumentam o risco de derrapagem e acidentes.

“O inverno é uma estação desafiadora que exige muita atenção do motorista. Além de problemas como pane elétrica ou na partida do carro, o condutor precisa reforçar os cuidados durante o seu trajeto. Para momentos de emergência, o seguro auto é um apoio necessário. No caso da HDI, nossas assistências 24h são o serviço ideal para quem precisa garantir um socorro rápido e de qualidade na hora do aperto”, diz Carla Oliveira, Diretora de Auto da HDI Seguros.

Em caso de necessidade, o segurado pode acionar a assistência 24h pelos canais digitais da HDI Seguros. São eles: Portal do Segurado, aplicativo HDI Segurado, WhatsApp, pelo número +55 800 770 1608, e Facebook Messenger.

Total
0
Shares
Anterior
Setor de seguros cresce 17,5% nos primeiros cinco meses do ano, diz Susep

Setor de seguros cresce 17,5% nos primeiros cinco meses do ano, diz Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) acaba de divulgar o seu relatório

Próximo
Mercado de seguros cresce 18,8% em abril e fatura R$ 12,4 bilhões, aponta IRB Brasil RE

Mercado de seguros cresce 18,8% em abril e fatura R$ 12,4 bilhões, aponta IRB Brasil RE

A 20ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma

Veja também