Manes Erlichman elenca os principais detalhes que os consumidores devem estar atentos ao contratar proteções para o veículo ou para a casa
Neste período do ano, as chuvas e tempestades podem castigar o solo e trazer diversos problemas, como inundações e alagamentos, por exemplo. Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros, explica ao Universo do Seguro os principais pontos de atenção e principais recomendações para lidar com este tipo de situação – seja no próprio domicílio, na casa de veraneio, de campo ou trafegando pelas estradas.
Segundo o executivo é importante que os clientes se atentem às coberturas inclusas na apólice contratada. O ideal é que seja contratado um seguro com a Cobertura Compreensiva, que é a opção mais completa, pois, além de ter cobertura para roubo, furto, incêndio e colisão, o veículo também estará protegido contra os eventos da natureza tais como queda de árvores, granizo e enchentes.
Universo do Seguro: Quais coberturas e assistências são mais relevantes no período de chuvas e alagamentos?
Manes Erlichman: Para o veículo segurado estar protegido contra os danos que ocorrem neste período de chuvas, é fundamental que o cliente contrate o seguro com cobertura compreensiva. É muito importante também a contratação de um pacote de assistência 24 horas que contemple os serviços de guincho e pane mecânica pois é muito comum que os clientes precisem dos serviços em casos de enchentes e alagamentos.
Universo do Seguro: Quais recomendações para os motoristas caso eles enfrentem uma enchente ou fortes chuvas neste período do ano?
ME: É importante que o motorista evite circular por vias que costumam sofrer alagamentos em dias de chuva forte, além de evitar sair com o carro, se possível. Também é preciso ter atenção caso o motorista perceba que o nível da água está subindo, se isso acontecer, o ideal é procurar um local seguro para estacionar o veículo e esperar a situação melhorar. Não tente ultrapassar um trecho alagado, além de gerar danos para o veículo, o motorista estará comprometendo a sua segurança pessoal e, em caso de danos ao veículo como o calço hidráulico, por exemplo, a seguradora pode não indenizar esse cliente pelo agravamento do risco. Caso as chuvas sejam acompanhadas por raios, o ideal é que o motorista e os outros passageiros permaneçam dentro do veículo para se manter em segurança contra as descargas elétricas.
Universo do Seguro: O que um bom seguro residencial deve ter? Quais coberturas são as mais importantes para casos como a decorrência de enchentes?
ME: Um bom seguro residencial deve ter cobertura contra queda de raios, que faz parte da cobertura básica, contra danos elétricos, vendavais, granizos e incêndio. São coberturas importantes para que o imóvel esteja protegido contra qualquer imprevisto do tipo. Podemos destacar também as coberturas que chamamos de acessórias, que são contra alagamentos e desmoronamentos, essas coberturas devem ser solicitadas pelo cliente, já que estão fora do tradicional. Além disso, cada seguradora trabalha de forma diferente e o cliente pode encontrar um limitador de cobertura parcial ou por valor, por exemplo, 10% do valor da cobertura contratada para incêndio no caso de danos por alagamentos e desmoronamentos.
Conclusão
Ainda de acordo com o vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros, o seguro automotivo e o residencial estão disponíveis para ajudar o cliente a proteger os seus bens mais valiosos. Por isso, a contratação dos produtos se faz necessária para que não haja grandes prejuízos em caso de danos. “Quando falamos da cobertura contra desastres naturais ou danos causados por chuva, enchentes e raios, é ainda mais importante pois o Brasil é um país tropical que está sujeito a esse tipo de acontecimento com maior frequência”, conclui.