Sancor Seguros

Tendência 2025: medicina ultrapersonalizada vai marcar atendimento na saúde

Operadoras de saúde fecham semestre com saldo positivo pela primeira vez desde 2021 / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Saiba quais são as principais tendências para a área

Ao longo dos anos, as inovações tecnológicas têm permitido avanços para a realização de diagnósticos e tratamentos de saúde. O setor também tem observado a possibilidade de personalizar o atendimento por meio de soluções inteligentes, tendência que deve ganhar ainda mais força em 2025, conforme revela pesquisa realizada pela Folks.

De acordo com o estudo, aprimorar o atendimento e implementar transformações digitais em diversas áreas foi a prioridade para 131 instituições de saúde em todo o Brasil ao longo de 2024.

Para o próximo ano, a expectativa é que o setor continue no mesmo caminho, criando um relacionamento ainda mais forte com a tecnologia para oferecer um atendimento  personalizado.

Entre as tendências apontadas está o uso de inovações que permitam acessar o perfil genético dos pacientes para direcionar tratamentos mais precisos em consultas cardiológicas e de outras áreas.

Conheça as tendências para o setor

Durante a feira que aborda temáticas da tecnologia na saúde, a HealthCare Conference, foram levantadas as possíveis tendências para o ano de 2025. Durante a participação em uma mesa de debates sobre o assunto, a especialista em tecnologia, Vanessa Carvalho, informou que o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) continuará sendo um destaque no setor e dará a oportunidade de análises avançadas em dados genéticos e históricos clínicos.

Esse tipo de informação permitirá um nível de personalização em consultas, garantindo maior precisão e eficiência no diagnóstico e tratamento. A expectativa é que, em 2025, a análise de dados genéticos traga novos avanços para a medicina.

Conforme informações da área da saúde do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), os genes armazenam dados diversos sobre uma pessoa, incluindo a cor dos olhos, tendências à calvície e ao desenvolvimento de câncer.

Com isso, os médicos especializados são capazes de pensar em estratégias antecipadas para prevenir ou oferecer métodos personalizados de tratamento para câncer de cólon e reto, mama, ovários, entre outros tipos da doença.

A personalização dos cuidados médicos, baseada em dados genéticos, permitirá tratamentos ajustados às necessidades específicas de cada indivíduo.

5G e telessaúde

O estudo do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEE) mostra que, em 2024, a telemedicina seria 54% mais beneficiada pela quinta geração de internet móvel (5G) em relação às demais aplicações tecnológicas. Conforme informações do mercado de saúde, em 2025, essa tecnologia deve continuar gerando impactos e se destacando no setor.

O 5G deve revolucionar a telessaúde, oferecendo velocidades de conexão mais rápidas e confiáveis. A conectividade avançada dá aos médicos a capacidade de monitorar pacientes em tempo real, realizar consultas virtuais e acessar dados críticos de forma instantânea.

Dados do Global Market Insights mostram que o mercado de saúde digital deve alcançar a marca de US$ 980 bilhões em 2032.

Aplicativos inteligentes

Os aplicativos inteligentes também foram abordados durante a HealthCare Conference. Boa parte dessas tecnologias utiliza a Internet das Coisas (IoT) e a análise de dados em tempo real, permitindo um monitoramento contínuo da saúde dos pacientes. Em 2025, esses aplicativos serão tendência na coleta de dados vitais e na gestão de condições específicas, conforme as informações divulgadas durante o evento.

Ainda de acordo com a especialista Vanessa, os aplicativos inteligentes, por trabalharem com uma coleta contínua de dados, fortalecem a medicina preditiva, permitindo antecipar crises de saúde e prevenir hospitalizações desnecessárias.

Existem, por exemplo, dispositivos capazes de prever sinais de ataques cardíacos com horas de antecedência, proporcionando tempo suficiente para um deslocamento tranquilo e aumentando significativamente as chances de sobrevivência.

Total
0
Shares
Anterior
Evento celebra autonomia financeira e emocional das mulheres
Evento celebra autonomia financeira e emocional das mulheres / Divulgação

Evento celebra autonomia financeira e emocional das mulheres

Próximo
Guia Salarial Robert Half 2025: profissões em alta em Seguros
Por que a gestão de riscos é importante em uma corretora de seguros? / Foto: Freepik

Guia Salarial Robert Half 2025: profissões em alta em Seguros

Seguradoras de grandes riscos, operadoras de saúde, resseguradoras e corretoras

Veja também