Regional cresce acima da média e reforça presença em cidades estratégicas, com foco total no Corretor de Seguros
A Tokio Marine vive um ciclo de expansão consistente na região Nordeste e quer deixar um recado claro ao mercado: a Companhia está disposta a investir, crescer e estar cada vez mais próxima dos Corretores para ajudá-los a ampliar suas carteiras e diversificar negócios. Em 2024, a regional que atende Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe registrou crescimento de 12,5% e faturamento próximo de R$ 600 milhões, com destaque para os ramos E&O (33%), Vida (26,4%), Residencial (21%), Transportes (20,4%) e Automóvel (12,3%).
Para Ronaldo Dalcin, Diretor Comercial Regional Nordeste da Tokio Marine, o desempenho é resultado direto da estratégia de fortalecimento da operação local em parceria com os Corretores. “Nós tivemos um 2024 muito positivo, com o crescimento previsto de dois dígitos, que se deve, em especial, ao nosso investimento na capacitação de nossos Parceiros e na otimização de nossas operações em busca de mais produtividade e eficiência em nossos processos”, afirma o executivo.
Nova sucursal em Vitória da Conquista e presença física inédita no interior da Bahia
Um dos movimentos mais simbólicos dessa estratégia é a inauguração da Sucursal de Vitória da Conquista (BA), que marca a chegada da Tokio Marine com estrutura física ao sudoeste baiano e amplia o alcance da Seguradora no interior do estado.
A nova unidade foi concebida para oferecer atendimento humanizado, suporte direto e proximidade com os Corretores e Assessorias da região, fortalecendo o mercado local de seguros. “Estamos revisando processos, ampliando nossa rede de atendimento e fortalecendo a equipe para aumentar produtividade, gerar novas oportunidades e oferecer ainda mais rentabilidade aos nossos Corretores. A nova unidade reforça esse compromisso de estar ao lado dos nossos Parceiros para desenvolver negócios de forma sustentável e consistente”, destaca Ronaldo Dalcin.
De acordo com as informações da Companhia, a abertura da sucursal em Vitória da Conquista reforça a proximidade com os Corretores da região, ampliando agilidade e suporte em uma área estratégica e de grande relevância. Trata-se de um passo importante na expansão da Tokio Marine no interior da Bahia e da materialização do compromisso de investir nas regiões e descentralizar a estrutura de atendimento.
A relevância da iniciativa também é percebida pelo mercado local. Representando o Sindicato dos Corretores de Seguros da Bahia (Sincor-BA), o diretor Leandro Prates ressaltou que a chegada da sucursal fortalece o setor. “A Tokio Marine aposta no contato direto e na valorização do Corretor, com um espaço humanizado e voltado a fortalecer o mercado de seguros local”, avaliou. Já Társis Valentim, Diretor da Nova Diamantina Corretora de Seguros, reforçou o impacto da proximidade com o time da Companhia: “Ter o apoio direto da equipe liderada por Thiago Barbosa, aqui em nossa cidade, nos dá confiança para explorar novos caminhos e ampliar os negócios”.
Seguradora Multiprodutos e Especialista em Corretor
O avanço da Tokio Marine no Nordeste está sustentado em uma proposta de valor clara: ser uma Seguradora Multiprodutos e Especialista em Corretor. A Companhia oferece hoje mais de 90 produtos e mais de 120 serviços e assistências para pessoas físicas e jurídicas, gerando múltiplas oportunidades para os parceiros de negócios nas mais diversas frentes – de automóvel individual e frotas a seguros de pessoas, equipamentos agro e empresarial.
Essa visão é reforçada nacionalmente em grandes eventos do setor, como o Conec, onde a Companhia destaca sua expertise em Produtos, Serviços e Atendimento. “O Corretor, como nosso único canal de distribuição, é fundamental para a Tokio Marine. É uma oportunidade de enfatizarmos a importância desse profissional para a disseminação da cultura de seguros e, consequentemente, o crescimento de nossa indústria”, diz Dalcin.
UP – Universidade Parceiros Tokio: capacitação como motor de crescimento de carteira
Um dos pilares mais enfatizados pela Tokio Marine na estratégia de crescimento da regional Nordeste é o investimento em capacitação dos Corretores e Assessorias, com destaque para a UP – Universidade Parceiros Tokio. Em apenas dois anos, a plataforma já capacitou mais de 20 mil Corretores e Assessorias, reunindo mais de 30 mil usuários únicos cadastrados e consolidando-se como um hub de educação continuada para o mercado.
“Celebrar os dois anos da UP é reconhecer o papel essencial que o conhecimento tem na transformação do Mercado de Seguros. Desde o início, nosso objetivo foi empoderar os Corretores e Assessorias com conteúdo relevante, acessível e alinhado com as demandas dos Clientes. Hoje, com milhares de profissionais impactados, reafirmarmos nosso compromisso com a educação contínua, a inovação e o fortalecimento dessa parceria fundamental com os Corretores, que tem o papel fundamental de levar proteção para as pessoas”, comenta Flávio Otsuka, Diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing da Tokio Marine.
A UP oferece mais de 200 treinamentos ao vivo já realizados, além de 15 trilhas de aprendizagem e mais de 80 cursos on-line, disponíveis 24 horas por dia. Os conteúdos vão desde o aprofundamento em produtos – como Auto, Empresarial, Residencial, Aluguel e Transportes – até temas de desenvolvimento profissional, como técnicas de negociação, comunicação, governança e soft skills, com certificação personalizada.
Otsuka reforça que a Seguradora seguirá investindo em conteúdo voltado ao Corretor em todas as regiões, inclusive no Nordeste: “Nosso compromisso é continuar oferecendo conteúdo de alta qualidade e relevância para o desenvolvimento dos nossos Parceiros de Negócios. Sempre atentos às necessidades dos nossos Parceiros, vamos seguir investindo na criação de novas trilhas de aprendizagem, aprofundando o conhecimento técnico e estratégico dos Corretores e Assessorias, além de estabelecer parcerias com instituições e especialistas para levar aos nossos Parceiros conteúdos complementares com foco comportamental”.
Novos produtos ampliam oportunidades no Nordeste: E&O Saúde e Assistência Auto Resolve
O crescimento da carteira na região Nordeste também é impulsionado pela chegada de novos produtos que respondem a demandas específicas de Clientes e Corretores. No campo da Responsabilidade Civil Profissional, a Tokio Marine lançou o E&O para área da saúde, voltado a médicos, dentistas, veterinários, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, nutrólogos e diversas outras especialidades, atendendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
“Nós fizemos um robusto estudo de mercado e enxergamos uma oportunidade, uma vez que há uma demanda considerável por esse tipo de proteção, mas poucos players que atuam neste segmento”, explica Carol Ayub, Diretora de Riscos Financeiros da Tokio Marine. Segundo ela, o produto foi desenhado justamente para garantir a continuidade das operações mesmo diante de imprevistos. “Nós criamos um produto que, para pessoa jurídica, é uma alternativa acessível e robusta para proteger sua operação; e, para pessoa física, permite uma cobertura ainda mais personalizada, com a flexibilidade e a abrangência necessárias”, complementa.
Na carteira de Automóvel, a Companhia reforçou sua estratégia ao lançar a Assistência Auto Resolve, uma solução de entrada que oferece serviços essenciais sem a necessidade de contratação de um seguro completo tradicional. Com ticket médio em torno de R$ 300, parcelamento em até 6 vezes no cartão de crédito e coberturas como guincho até 200 km, socorro mecânico, transporte alternativo, hospedagem em caso de impossibilidade de prosseguir viagem, remoção inter-hospitalar, chaveiro, substituição de pneu e suporte em pane seca, o produto amplia o acesso à proteção automotiva e gera novas conversas de venda para o Corretor.
“Somos uma Seguradora multiprodutos, com uma ampla gama de seguros diferenciados que atendem tanto Corretores quanto Clientes com excelência e diversidade. O lançamento da Assistência Auto Resolve marca um avanço estratégico na diversificação do nosso portfólio, alinhada ao compromisso com acessibilidade, agilidade e inovação. Com isso, esperamos atrair cada vez mais novos perfis de Clientes e gerar mais negócios para os Corretores e Assessorias”, aponta Arnaldo Bechara, Diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine.
O executivo destaca ainda que a Companhia tem buscado alternativas para manter a competitividade em um cenário de margens mais apertadas. “A Tokio Marine tem adotado diversas estratégias para manter sua competitividade em um cenário de margens mais apertadas, como inovar em produtos de entrada, focando em custo-benefício para o Consumidor. Além disso, ampliamos a aceitação de veículos de maior valor e expandimos nossa atuação em produtos mais nichados, como seguros para motos e veículos elétricos”, explica.
Proximidade, oportunidades e mensagem final ao Corretor do Nordeste
Ao olhar para 2025, a regional Nordeste enxerga espaço para avançar em diferentes linhas de negócios, como Empresarial, Garantia, Frotas, Fiança e Vida, sempre com o foco em gerar oportunidades sustentáveis para os Corretores. “Sabemos que este será mais um ano desafiador, mas estamos preparados para atender às necessidades de nossos Clientes e Corretores, com um amplo portfólio e constante investimento na melhoria de nossos serviços”, ressalta Ronaldo Dalcin.
Segundo o Diretor Comercial Regional Nordeste da Tokio Marine Seguradora, o objetivo da regional é seguir fortalecendo o suporte de campo, a capacitação via UP e a oferta de soluções aderentes à realidade econômica e social do Nordeste. “Vamos seguir proporcionando todo apoio aos nossos Parceiros de Negócios e Colaboradores, fortalecendo nossas relações comerciais de forma consistente e perene, contribuindo para o crescimento sustentável da Tokio Marine e do mercado segurador”, conclui.
