Na mais recente entrevista para o canal Universo do Seguro, Sidney Cezarino, Diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine Seguradora, fala sobre a importância da proteção patrimonial para empresas, destaca iniciativas sustentáveis e aponta caminhos para democratizar o acesso ao seguro.
Durante o bate-papo, Sidney reforçou que é impossível imaginar um negócio sem uma estrutura mínima de proteção, e que o seguro é uma peça-chave para garantir a continuidade das operações em caso de sinistros. “Empreender envolve muitos riscos. O seguro empresarial existe para prover recursos quando imprevistos surgirem, permitindo a continuidade dos negócios”, destacou o executivo.
A Tokio Marine é reconhecida por sua atuação como Seguradora multiprodutos, com forte especialização em proteção patrimonial. Segundo Cezarino, a companhia tem investido cada vez mais na educação do mercado, buscando conscientizar empresários e Corretores sobre os riscos envolvidos nas atividades empresariais e sobre a importância de uma contratação correta e personalizada.
Mais de 50 coberturas e assistência 24h
O seguro empresarial da Tokio marine oferece mais de 50 coberturas customizáveis, desde incêndio e explosão (básicas), até proteção contra roubo, vendaval, enchentes e responsabilidade civil. Também conta com assistência 24 horas — que pode incluir serviços como chaveiro e reparos hidráulicos, diferenciais muitas vezes decisivos na rotina dos negócios. “Mesmo pequenos empreendimentos podem causar danos a terceiros e gerar prejuízos imensos. Por isso é essencial ter uma apólice que contemple essas possibilidades”, afirmou Cezarino.
ESG na prática: limpeza de placas solares e descarte ecológico
A Tokio Marine vem incorporando também serviços sustentáveis às apólices, como a limpeza de placas solares e o descarte ecológico de equipamentos eletrônicos, reforçando seu alinhamento às práticas ESG. “A energia solar, por exemplo, está cada vez mais presente nos telhados de empresas e residências. Nosso papel como Seguradora é incentivar essa transformação oferecendo coberturas adequadas”, explicou o executivo.
Inovação e simplificação para democratizar o seguro
Com a meta de tornar o seguro mais acessível, a Tokio Marine revisou recentemente seu sistema de contratação digital. “Reduzimos de mais de 600 para cerca de 330 atividades no portal, facilitando o processo de cotação para os Corretores e tornando o produto mais compreensível para o cliente final”, ressaltou Cezarino.
A companhia também oferece seguro digital para micro e pequenos negócios, com contratações simplificadas e coberturas essenciais a partir de limites de até R$ 1 milhão, buscando alcançar públicos que historicamente têm menos acesso ao seguro.
Visão de futuro
Para Sidney, o mercado brasileiro de seguros patrimoniais tem grande espaço para crescer — especialmente entre pequenos e médios empresários. A Tokio Marine trabalha com a meta de ajudar o setor a evoluir dos atuais 6% do PIB para 10%, como ocorre em economias mais maduras, como os Estados Unidos.
“Queremos democratizar o seguro e desmistificar a ideia de que é algo complexo. Acreditamos que, com capacitação, proximidade com os Corretores e inovação constante, conseguimos proteger ainda mais empresas e impulsionar o desenvolvimento do país.”
A entrevista completa está disponível no canal do Universo do Seguro no YouTube, e também na TV Universo, o primeiro streaming 24h do mercado brasileiro de seguros.