Empresa do Grupo Stefanini irá conectar sua experiência de mais de 30 anos em soluções financeiras com um segmento que deve crescer acima de 8% este ano
Com a taxa Selic em 14,75% ao ano, o setor de consórcios vem apresentando um crescimento consistente, mostrando que, além de democrático, atende tanto o consumidor que precisa de um serviço quanto aqueles que decidem comprar um carro, imóvel ou equipamentos para o agronegócio. Apostando no potencial de crescimento do setor, a Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais no Brasil e na América Latina, anuncia sua entrada neste mercado durante o 45º Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios (CONAC), que aconteceu no Royal Palm Hall, em Campinas.
Diferente de financiamentos tradicionais, essa modalidade não cobra juros. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o segmento registrou recorde em volume de vendas em 2024, com cotas avançando 8% em relação a 2023. A expectativa para esse ano é manter alta similar, já que o consórcio é uma importante ferramenta de compra para milhões de brasileiros.
Segundo Jorge Iglesias, CEO da Topaz, a expertise da empresa há mais de 30 anos no setor financeiro permitiu conectar-se ao mercado de consórcios. “Junto ao grupo Stefanini, desenvolvemos um software de gestão (ERP) exclusivo para o segmento – um dos maiores desenvolvimentos do mercado nos últimos anos, com investimentos da ordem de R$ 50 milhões”, ressalta.
Além do novo ERP, a mira em consórcios foi fortalecida com a decisão da Stefanini de incorporar à Topaz outra empresa do grupo, a NewM, que apoia as administradoras de consórcio com soluções para toda a jornada de relacionamento com os clientes e vendedores – pré-venda, venda do consórcio, pós-venda, crédito e contemplação. Atualmente, a empresa está presente em 11 das 25 maiores administradoras de consórcios do país e conta com mais de 1,3 milhão de usuários ativos em tecnologias que vão do aplicativo para o consorciado à automação e inteligência para os vendedores.
“Essa capacidade de entregar soluções em uma jornada complexa de ponta é resultado, em grande parte, do uso de Inteligência Artificial, tecnologia em que o grupo Stefanini investe há mais de 14 anos. Com uso de IA, as administradoras podem ampliar a eficiência e a produtividade na gestão de toda essa experiência”, afirma o CEO da Topaz, que também anuncia a chegada de Sandro Paiva, especialista em consórcios e fundador da SimpleTP, à empresa.
Para Jorge Iglesias, a plataforma de consórcios da Topaz poderá contribuir ainda com fabricantes internacionais de produtos, que desejam ter um ponto de partida em suas operações no Brasil para criar e impulsionar a base de clientes. “Estamos otimistas e esperamos que essa unidade de negócios cresça 100% em dois anos”, complementa o CEO da Topaz.