Empresa amplia atuação na capital brasileira do Agro e acelera crescimento no Estado com novo aplicativo Cuidar+On, que oferece teleatendimento 24h, triagem digital e integração com UPAs
Referência nacional em telemedicina e telessaúde, a TopMed acaba de lançar uma nova plataforma de atendimento remoto que está transformando a forma como os cidadãos acessam os serviços públicos de saúde.
Batizada de Cuidar+On, a solução foi implantada inicialmente na cidade de Ribeirão Preto (SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A plataforma substitui o Saúde24h, mantendo todos os serviços, como teleconsultas médicas, enfermagem e psicológicas 24h por dia, e incorporando melhorias significativas, como por exemplo o acesso direto ao psicólogo.
O novo aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play (Android) e, em breve, também na App Store. Usuários de iPhone seguem com atendimento via WhatsApp pelo número 0800-888-7812, até a liberação oficial do app para iOS.
Entre os destaques estão a facilidade no atendimento psicológico com o mesmo profissional que atendia o paciente, triagem digital, emissão de receitas e atestados online, além de uma interface mais moderna e intuitiva.
De acordo com Cleones Hostins, diretor-executivo da TopMed, um dos destaques dessa iniciativa é a entrega aos usuários de novas portas de acesso à saúde 24h por dia, nos 7 dias da semana.
“O Cuidar+On foi pensado para ser mais do que um canal de teleconsulta. Combina três portas de entrada eficientes, seguras e acolhedoras para o cuidado em saúde pública. WhatsApp, ligação gratuita e aplicativo. É uma ferramenta de acesso para os usuários do SUS”, afirma Hostins.
Outro diferencial da aplicação é a integração com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Pacientes com sintomas leves podem ser encaminhados para salas de teleconsulta dentro das próprias UPAs, o que contribui para reduzir filas, otimizar recursos e acelerar o atendimento presencial.
“Hoje em torno de 75% dos atendimentos são eletivos e tem altíssima resolutividade na telemedicina, alcançando dentro da base da TopMed os 94%, com um índice de satisfação (NPS) de 94 pontos.”
Para ter acesso à consulta online, é preciso estar com o cadastro atualizado em uma unidade de saúde. Os usuários passam por uma triagem com enfermeiros, que definem se o atendimento pode seguir por vídeo ou se há necessidade de encaminhamento para atendimento presencial em unidade de saúde.
A TopMed coordena toda a campanha de comunicação em Ribeirão Preto para engajar a população nesse novo momento da saúde digital. Totens, cartazes, panfletos, rádio e mídia exterior foram produzidos e distribuídos com custo zero para a administração pública local, reforçando o compromisso da empresa com o impacto social.
“Com os resultados positivos observados em Ribeirão Preto, a TopMed planeja expandir a atuação da telemedicina para outras cidades e regiões do país. A empresa aposta na transformação digital como caminho para fortalecer o SUS, promovendo uma saúde pública mais resolutiva, integrada e centrada no paciente, com agilidade no atendimento, continuidade no cuidado e otimização dos recursos públicos”.