Empresa catarinense conquista maior prêmio nacional de inovação com solução própria que garante serviço mais ágil e assertivo no SUS
Referência nacional em telemedicina e telessaúde, a TopMed alcança mais um marco no pioneirismo da saúde pública ao receber o renomado Prêmio Inovativos, a maior premiação nacional de inovação, no dia 11/11, em São Paulo. A empresa foi reconhecida pelo case “Transformando Vidas: Revolução da Triagem Digital com IA no SUS”.
O Prêmio Inovativos tem um processo seletivo altamente criterioso. Os projetos inscritos são inicialmente avaliados por uma equipe técnica composta pela Accenture e FGV, seguida pela análise de uma banca de jurados especializados em inovação, tecnologia e negócios.
A abordagem garante que o projeto vencedor seja inovador, sustentável, além de escalável e com impacto social positivo. O reconhecimento coloca o sistema da TopMed à frente de duas iniciativas da prefeitura de São Paulo, que também concorreu à premiação, e reafirma o pioneirismo da companhia em promover soluções que transformam o cenário da saúde pública nacional.
“Essa conquista ressalta o nosso propósito de promover a saúde no país de forma acessível e com equidade, bem como a nossa liderança em inovação, reforçando nosso compromisso com a transformação digital e o impacto positivo na qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde no Brasil. O case resulta de uma operação para enfrentar as filas em postos de saúde lotados, as quais dificultam o acesso à saúde de pacientes que recorrem ao SUS”, diz Renata Zobaran, diretora de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed.
Triagem revolucionária
Alinhada às diretrizes da Atenção Primária à Saúde (APS) do Governo Federal, a triagem digital está em operação em diversos municípios brasileiros, como Blumenau, Pomerode, Esteio, Rodeio, Ascurra e Botuverá.
Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina e redes bayesianas, a IA permite que os pacientes realizem uma avaliação inicial de sintomas de forma autônoma, por meio do aplicativo Saúde 24h ou do WhatsApp. O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem filas de espera.
Ao acessar a plataforma, o usuário pode inserir informações por texto, imagens, cores ou outros recursos visuais. A IA analisa os dados em tempo real e oferece recomendações personalizadas, como consultas com generalistas, especialistas ou outras orientações.
“Usando uma IA como porta de entrada, a solução facilita o acesso de forma segura, realizando a regulação e o auxílio no encaminhamento de cada cidadão para o serviço indicado, acompanhando a complexidade do seu problema. Isso melhora a experiência dos pacientes e traz escalabilidade para o acesso à saúde”, complementa Renata Zobaran.
O processo ocorre de forma omnichannel em todos os canais da TopMed, que disponibiliza em ambiente digital para o paciente o histórico de todas as interações realizadas. O número de acessos é ilimitado, permitindo ao usuário procurar o canal sempre que tiver uma demanda de saúde.