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Total das vendas de varejo em 2023 será maior que 2022, mas no último trimestre o desempenho desacelerará

Total das vendas de varejo em 2023 será maior que 2022, mas no último trimestre o desempenho desacelerará/ Foto: Unsplash
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Estimativas estão baseadas em dados secundários são realizadas a partir de informações do Banco Central, FIBGE e entidades de classe valendo-se de modelos econométricos

O IBEVAR – FIA Business School avalia a trajetória futura das vendas de varejo considerando duas fontes alternativas: dados secundários e dados primários. As estimativas baseadas em dados secundários são realizadas a partir de informações do Banco Central, FIBGE e entidades de classe valendo-se de modelos econométricos. A segunda abordagem apoia-se em amplo levantamento junto as redes sociais onde as informações são coletadas e organizadas com algoritmos de IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing. Como a segmentação é diferente nas duas abordagens não se pode fazer uma comparação direta. Entretanto, o objetivo é captar o pulso do mercado a partir da observação dos diversos setores do varejo brasileiro.

Os dados provenientes das fontes secundárias mostram que as vendas de varejo considerando doze meses, isto é, comparando dezembro 2023 com dezembro 2022, devem apresentar crescimento. O varejo ampliado deve registrar expansão de 4,96% e o varejo restrito de 1,74%. Porém, as projeções apontam ainda perda de força no último trimestre do ano. Embora o varejo ampliado deva crescer 0,8% no período outubro-dezembro, o varejo restrito deve encolher 0,7%.

As redes sociais, onde foi possível, capturar também o desempenho de importantes serviços, confirmam os resultados anteriores. Dos 22 segmentos examinados observa-se um resultado inferior em 2023 em relação a 2022 apenas para: APP de delivery, Market Places e Moda. Observa-se estabilidade para Chocolates, Cine e Foto, Eletroeletrônicos e Livros. Nos demais segmentos, dezessete observa-se um desempenho melhor em 2023. Nota-se ainda desaceleração das vendas nos dois últimos trimestres do ano para 19 segmentos do total de 22.

“Os dados, provenientes das fontes oficiais e os das redes sociais, mostram que a recuperação das vendas em 2023, esperada em função das condições muito desfavoráveis em 2022, é tênue. O endividamento das famílias e a incerteza do quadro político, particularmente, as reais condições do governo controlar o déficit pública freiam a expansão sustentável do consumo”, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

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