Europ Assistance Brasil

Trabalho aos 50+ x desejo por microaposentadoria: conheça o segredo para atender diferentes gerações

Reginaldo Boeira, especialista em empreendedorismo e palestrante nacional / Foto: Divulgação
Reginaldo Boeira, especialista em empreendedorismo e palestrante nacional / Foto: Divulgação

Enquanto muitos brasileiros têm adiado a aposentadoria e investido em negócios, a Geração Z deseja a microaposentadoria e busca flexibilidade e propósito. Mesmo diante de objetivos contraditórios, especialista destaca que o empreendedorismo é a chave para ambas as gerações; Entenda

O cenário da aposentadoria tem demonstrado perfis distintos. De um lado, inúmeras pesquisas apontam que a Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, prefere adotar a prática da “microaposentadoria”, que consiste em pausas estratégicas entre empregos para descansar, viajar e viver novas experiências. Do outro lado, muitos brasileiros com mais de 50 anos querem adiar o descanso e implantar novos negócios.

Diante deste cenário, o empreendedorismo tem se consolidado como um caminho promissor tanto para os 50+ quanto ao público da Geração Z, conforme explica o especialista em empreendedorismo e palestrante nacional Reginaldo Boeira, que preside uma holding de cerca de 20 empresas, entre elas, a KNN Idiomas, uma das maiores redes de franquias de idiomas do país. O executivo afirma que o caminho da inovação e do empreendedorismo atinge ambos os objetivos, já que pode contribuir para proporcionar mais liberdade e para a “microaposentadoria” desejada pelos jovens ou para aprender funções diferentes e apostar em novos negócios, ao público acima dos 50 anos.

Segundo última pesquisa ‘Perfil do potencial empreendedor aposentado’ divulgada pelo Sebrae, 25% das pessoas com mais de 50 anos pretendem abrir um negócio no futuro e mais de 10% têm planos de empreender nos próximos dois anos. Entre aqueles que desejam empreender, 75% já têm um tipo de negócio definido e 64% demonstram interesse em capacitação para abrir uma empresa. Hoje se estima que o Brasil tenha cerca de 650 mil empreendedores nessa faixa etária.

Reginaldo Boeira reforça que apesar de objetivos distintos, esses anseios  refletem em um novo comportamento para as variadas faixas de idade, todos buscam propósito, liberdade e desafios estimulantes além da estabilidade financeira. “O mercado tem espaço para empreendedores de todas as idades que acabam se complementando, desde que sejam profissionais engajados, apaixonados e que gostam de desafios”, comenta Boeira. “O empreendedorismo também oferece a oportunidade de criar algo que reflita em desejos e interesses, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico e social”, conclui.

Total
0
Shares
Anterior
Última oportunidade para fazer os cursos gratuitos da Faculdade Mackenzie Rio
Última oportunidade para fazer os cursos gratuitos da Faculdade Mackenzie Rio / Foto: Divulgação

Última oportunidade para fazer os cursos gratuitos da Faculdade Mackenzie Rio

As aulas acontecem nos períodos da manhã e noite, em Botafogo

Próximo
Saiba como os SuperApps podem impulsionar empresas e transformar negócios
Guilherme Martins, cofundador da Eitri / Foto: Divulgação

Saiba como os SuperApps podem impulsionar empresas e transformar negócios

Confira artigo de Guilherme Martins, cofundador da Eitri

Veja também