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Transformação Digital ainda é “calcanhar de Aquiles” para escritórios jurídicos

Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam / Foto: Divulgação
Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam / Foto: Divulgação

Confira artigo de Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam

Não podemos escapar disso: a transformação digital veio para ficar, e não é apenas para grandes escritórios de advocacia multinacionais, mas para todo o segmento jurídico. Afinal de contas, o setor jurídico no Brasil – no que diz respeito às instituições públicas – também vem se modernizando. Então, nada mais natural é que o setor privado acompanhe as mudanças.

O termo transformação digital refere-se ao processo de uso de tecnologias digitais para transformar e modernizar as operações comerciais tradicionais, culturas e experiências do cliente. No contexto dos escritórios de advocacia, isso significa alavancar a tecnologia para melhorar a eficiência e expandir os serviços, além de manter a competitividade em um mundo cada vez mais digital.

De acordo com o relatório da Thomson Reuters, enquanto 83% dos líderes de empresas do setor jurídico classificam a transformação digital como altamente importante, e apenas 54% dizem ter atualmente uma estratégia implementada junto à diretoria. A pesquisa também aponta que o maior desafio para as empresas que já implementaram uma solução digital não tem sido a tecnologia, mas em como garantir adesão interna e o engajamento.

Estimativas do Gartner revelam que, até 2025, 70% das organizações investirão em tecnologia jurídica para oferecer flexibilidade e eficiência. O relatório indica também que os departamentos jurídicos terão automatizado metade de seu trabalho até 2024. Conforme o Legal Trends Report 2022, 85% dos advogados estão trabalhando remotamente ao menos um dia por semana. Além disso, a maioria das 50 maiores empresas espera reduzir o tamanho de seus escritórios em cerca de 20%.

Embora a transformação digital tenha muitos benefícios, as empresas precisam abordá-la corretamente para aproveitar ao máximo a nova tecnologia que compram e os novos processos que implementam. Isso significa obter a adesão de todos os funcionários e ter uma estratégia realista. Mudar as coisas muito rapidamente ou fazer investimentos errados atrasará sua transformação digital e causará mais ineficiências em seus fluxos de trabalho.

Automação e nuvem

Automatizar o processo de manuseio de documentos pode economizar tempo para advogados e clientes, permitindo acesso rápido e seguro de qualquer lugar a qualquer hora, resultando em tempos de resposta mais rápidos e custos reduzidos associados aos processos legais tradicionais.

Ao utilizar soluções baseadas em nuvem, os escritórios de advocacia também podem agilizar o gerenciamento das informações dos clientes e facilitar as reuniões virtuais. O levantamento do Legal Trends Report também aponta que, 79% dos consumidores veem a capacidade de trabalhar remotamente com um advogado como um fator essencial na escolha de quem trabalhar.

O setor jurídico está passando por um período de mudanças e as empresas precisam se adaptar para se manterem à frente. A transformação digital desempenhará um papel vital nisso, e aquelas que a adotarem estarão bem-posicionadas para ter sucesso e conseguir atender às futuras gerações de clientes que esperam resultados mais rápidos com maior precisão.

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