TransUnion se destaca no combate à fraude em reembolsos de seguradoras e planos de saúde

Rafael Quintana, Head of Industry, Insurance & Health da TransUnion Brasil
Rafael Quintana, Head of Industry, Insurance & Health da TransUnion Brasil

Especialista ressalta que os processos de reembolso representam uma parte significativa das despesas de sinistro

O combate à fraude nos reembolsos é um desafio crítico para as seguradoras de saúde, conforme destaca Rafael Quintana, Head of Industry, Insurance & Health da TransUnion Brasil. Em entrevista ao Universo do Seguro, o especialista ressalta que os processos de reembolso representam uma parte significativa das despesas de sinistro, sendo um dos principais focos de fraudes que afetam negativamente os resultados financeiros das seguradoras e planos de saúde.

“Quando falamos de fraude, há uma atenção especial aos processos de reembolso”, aponta Quintana. Ele explica que a TransUnion atua combinando suas plataformas de decisão, com um amplo portfólio de dados — desde informações de crédito até dados alternativos. “A cada transação, cada pedido de reembolso, nós coletamos uma série de diferentes informações de diferentes fontes, inclusive fontes proprietárias da TransUnion, e ajudamos com elas a enriquecer aquele pedido e trazer luz a informações que não estão claras”.

Soluções para fraude e sustentabilidade no setor de saúde

A TransUnion utiliza seus recursos para identificar padrões suspeitos e anomalias que indicam uma alta propensão a fraudes. “Com isso, a gente enxerga padrões suspeitos e de anomalias que sugerem uma alta propensão de que aquele pedido de reembolso seja uma fraude. Com isso, temos a capacidade de separar o bom do mau”, afirma Quintana. Os casos suspeitos são direcionados para uma análise detalhada, enquanto os reembolsos legítimos seguem sem interferências, o que ajuda a reduzir fricções e melhorar a experiência do cliente.

A abordagem da TransUnion não apenas combate fraudes, mas também promove uma jornada sem atritos para a maioria dos clientes. “É assim que a TransUnion vem ajudando o setor de saúde. É assim que a gente vai continuar ajudando a tornar ele um setor sustentável e com resultado muito melhor”, conclui Quintana, enfatizando a importância de um sistema de saúde suplementar financeiramente sustentável a longo prazo no Brasil.

Veja também: Fraudes em planos de saúde e seguros: como a TransUnion atua na prevenção e combate

Com sua atuação focada na eficiência do combate à fraude e na correta precificação dos riscos, a TransUnion está ajudando a melhorar os resultados das operadoras de saúde, contribuindo para a continuidade e a robustez do setor de saúde suplementar no país.

Total
0
Shares
Anterior
1º Fórum IRB(P&D) debate estratégias para enfrentar e gerir os riscos climáticos
WTW apresenta ferramenta digital para mapear impactos climáticos na América Latina

1º Fórum IRB(P&D) debate estratégias para enfrentar e gerir os riscos climáticos

Painéis do primeiro dia reúnem especialistas, representantes do mercado de

Próximo
Aon anuncia Beatriz Protasio como nova CEO de Resseguros no Brasil
Beatriz Protasio, CEO de Reinsurance Solutions da Aon no Brasil / Foto: Divulgação

Aon anuncia Beatriz Protasio como nova CEO de Resseguros no Brasil

Executiva se reportará a Paula Ferreira, CEO de Reinsurance Solutions para a

Veja também