Fábio Câmara, fundador e CEO da FCamara, compartilha aprendizados na gestão de uma das maiores empresas de tecnologia e inovação do país
Até que ponto a liderança deve estar envolvida com seus profissionais? Esse é um debate que tem chamado a atenção de grande gestores, pois todos buscam a harmonia no ambiente corporativo e uma equipe trabalhando em prol do mesmo objetivo. No entanto, existe um limite tênue entre um clima sociável e outro amigável demais — é o que defende Fábio Câmara, fundador e CEO da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.
Câmara conta que as dificuldades em adquirir e reter bons talentos o levou a uma virada de chave que mudou a sua forma de gerir os negócios. Há alguns anos, na época da criação de sua empresa, havia uma baixa de profissionais qualificados na área de TI, tornando hostil o ambiente entre organizações, que passaram a abordar os profissionais -umas das outras. Com isso, os gestores começaram a oferecer benefícios diversos e salários mais altos aos seus próprios profissionais, criando vínculos sólidos o suficiente para convencê-los a não “trocar de barco” quando fossem procurados por head hunters.
“Em um primeiro momento, eu apostei no viés da personalidade. Minha estratégia era ficar o mais próximo possível dos profissionais, de modo a desenvolver neles um sentimento de fidelização a mim e à nossa empresa. Foi assim que eu me tornei amigo de muitas pessoas do meu time, apostando nessa relação como elemento fundamental para manter na companhia os talentos mais promissores”, conta o CEO.
Fábio defende que a estratégia pode até funcionar no início, mas não se sustenta por muito tempo. Ele destaca que, mesmo driblando as vantagens financeiras oferecidas pelas concorrentes, percebeu que isso criava vícios perigosos para a organização. À medida que tratava os profissionais com pessoalidade, ele observou que os colegas acabavam mergulhando numa zona de conforto por confiar que a relação bastaria para mantê-los no cargo.
“Em um workshop voltado para liderança e gestão de negócios, um dos facilitadores propôs a seguinte reflexão: escrever os nomes dos principais líderes da minha empresa e dizer quais eram suas atividades. Automaticamente, dois gestores do time me vieram à mente. Para minha surpresa, porém, eu não consegui responder qual era a função exata deles na FCamara. Ambos faziam de tudo um pouco — e quem faz de tudo um pouco provavelmente não faz nada de muito valioso”, conta.
Para Câmara, ficou claro que o vínculo por pessoalidade quase sempre vai evoluir para a perda da função esperada dentro da companhia.
O CEO destacou três dicas fundamentais – e nada convencionais – que podem ajudar líderes a tratarem situações parecidas. Elas fazem parte do seu livro Mentor Empreendedor, publicação que fala sobre gestão, negócios, carreira e empreendedorismo, com temáticas que permeiam o universo corporativo de forma prática. Confira:
Certo afastamento entre chefe e equipe pode ser necessário
Mesmo que as pessoas tenham um olhar de reprovação, muitas vezes o distanciamento é o melhor a se fazer. “No meu caso, paguei um preço alto, fui chamado de antissocial. Muita gente não entendia a migração comportamental do líder-amigo para o empreendedor-objetivo. Por mais que me doesse por dentro, solitariamente eu sofri a mudança, mas me mantive fiel a ela. Percebi que esse tipo de aproximação não precisa cruzar a fronteira da pessoalidade. Ao sentir o suporte e a confiança por parte da gestão, cada indivíduo recebe uma dose extra de autonomia e crescimento intelectual como consequência, fortalecendo o vínculo sem atravessar limites importantes”, continua Fábio.
Invista no desenvolvimento de todos os níveis da companhia
De estagiário aos gestores e sócios, todo mundo pode se beneficiar com um processo de orientação contínua sobre como ser um profissional melhor. Esse tipo de prática não é muito comum na maioria das empresas, especialmente entre os cargos mais altos. Mesmo assim, a reciclagem pode fazer os líderes ponderarem sobre seus comportamentos e a eficácia de sua persona corporativa, promovendo a busca por melhorias.
Saiba diferenciar o empreendedor do empresário
Apesar de parecerem sinônimos, o empreendedor é movido pela iniciativa operativa, pela vontade de construir. Sua principal característica é acreditar naquilo que quase ninguém crê, pois ele atua para transformar suas visões e sonhos em um projeto ou solução concreta.
Já o empresário é o administrador das muitas exigências do mundo corporativo. Sendo assim, não basta ser o melhor operador e o melhor vendedor das soluções da sua empresa ou de um projeto de negócio, é preciso dominar diversas exigências do mercado e aplicá-las no dia a dia com as pessoas envolvidas em seu universo.
Serviço – Mentor Empreendedor
Disponível nas livrarias
Informações sobre a publicação:
360 páginas
Preço: R$ 58,00 (versão online) e R$ 65,00 (versão impressa)
Editora: EV Publicações
Link para compra: https://www.martinsfontespaulista.com.br/mentor-empreendedor–1062120/p