Tokio Marine

Tristeza de inverno: Como o frio pode afetar o humor e a saúde mental

a person sitting on a bench on a sidewalk
Photo by Julia Rodriguez on Unsplash

Comportamentos mais introspectivos e menor exposição ao sol fazem do inverno um período crítico para a saúde emocional

Com a chegada do inverno, muitas pessoas relatam mudanças no humor, sensação de desânimo e até mesmo sintomas de depressão. A professora de Psicologia da UniCesumar, Isla Gonçalves, explica que esses fenômenos não são apenas coincidências sazonais, mas sim resultado de alterações fisiológicas e comportamentais provocadas pela estação mais fria do ano. “Do ponto de vista da produção hormonal, a falta da luz do sol provoca a produção de cortisol, o hormônio do estresse,” afirma Isla. “Isso causa uma sensação de desânimo e tristeza quase sempre sem causa aparente, acometendo as pessoas de forma quase involuntária.”

Segundo a especialista, além do impacto hormonal, o comportamento humano também se transforma no inverno. As pessoas tendem a buscar atividades mais introspectivas e acolhedoras, que naturalmente incentivam a reflexão e o resgate de emoções passadas. “As atividades escolhidas no inverno geralmente são menos dinâmicas. Bebidas quentes, séries, e momentos de aconchego remetem as pessoas a lembranças e sentimentos que podem reforçar tristezas,” pontua Isla. “Isso sedimenta o que chamamos de Depressão Sazonal, influenciada por estímulos característicos do frio.”

Alguns grupos são mais vulneráveis à depressão durante o inverno, especialmente aqueles que já demonstram dificuldades em lidar racionalmente com suas emoções. Para essas pessoas, o clima frio pode ser o gatilho que intensifica sensações latentes. “São pessoas vulneráveis aos seus sentimentos, que no verão se distraem com mais facilidade. Mas esses sentimentos tristes são recorrentes e fazem parte de sua forma de estar no mundo,” observa a professora.

A depressão sazonal não surge de forma abrupta, de acordo com a psicóloga. Os sintomas se instalam aos poucos, tornando o diagnóstico um desafio. Entre os sinais mais comuns estão alterações no sono, apatia, irritabilidade e dificuldades nos relacionamentos e na produtividade. “Ela vai invadindo sorrateiramente, um pouquinho a cada dia. Desânimo, falta de empatia, lentidão e confusão na percepção são sinais importantes,” alerta Isla. “Esses sintomas comprometem o ambiente ao redor, especialmente para quem precisa continuar estudando e trabalhando.”

O momento certo de procurar ajuda profissional, de acordo com a psicóloga, é quando os impactos da condição começam a interferir diretamente na vida social, profissional e afetiva da pessoa. Nessas horas, o apoio da rede familiar e social é essencial. “A ajuda precisa ser buscada quando há prejuízos físicos e emocionais, como perda de emprego, conflitos familiares, isolamento e até ideias suicidas,” enfatiza Isla. “É um trabalho de formiguinha entre amigos, família, e profissionais de saúde mental.”

Entenda a depressão sazonal no inverno:

  • Causas: A depressão no inverno, também chamada de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), tem entre suas principais causas a menor exposição à luz solar, que afeta a produção de serotonina e melatonina — hormônios responsáveis pela regulação do humor e do sono.
  • Sintomas: Os sinais mais comuns incluem cansaço excessivo, apatia, tristeza persistente, distúrbios do sono, irritabilidade, dificuldades de concentração e isolamento social.
Total
0
Shares
Anterior
Aumento do Etanol na Gasolina Impulsiona Setor de Instrumentação Analítica
an electric car being charged at a gas station

Aumento do Etanol na Gasolina Impulsiona Setor de Instrumentação Analítica

Decisão histórica do CNPE fortalece posição brasileira como potência mundial em

Próximo
Museu virtual Rio Memórias lança sua vigésima galeria online “Rio sobre rochas”, com debate no Anfiteatro Junito Brandão, no campus da PUC Rio
Foto: Divulgação

Museu virtual Rio Memórias lança sua vigésima galeria online “Rio sobre rochas”, com debate no Anfiteatro Junito Brandão, no campus da PUC Rio

O evento contará com a participação da Secretária de Meio Ambiente e Clima,

Veja também